INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA,
MOBILIDADE REDUZIDA, FAMILIARES E PROFISSIONAIS DO SETOR


 É rápido e fácil: Encontre as matérias já publicadas pela Revista Reação no ambiente digital

Clique em "Pesquisar" e filtre por editoria, palavra chave ou navegue abaixo e encontre reportagens, artigos de parceiros e notas das redes sociais.

Mobility & Show Nordeste veio para ficar !

Primeira edição de Feira dedicada a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, familiares, idosos e profissionais envolvidos com a questão, foi realizada pela primeira vez na região e com sucesso em Recife/PE, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Shopping RioMar

A primeira edição da feira Mobility & Show Nordeste movimentou o Shopping RioMar, nos dias 24, 25 e 26 de novembro. Com foco em negócios para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, a feira recebeu 3.798 visitantes que puderam conhecer de perto as novidades do mercado automobilístico e equipamentos de Tecnologia Assistiva.

Estiveram em exposição cerca de 50 modelos de automóveis de 12 marcas diferentes - Fiat, Jeep, GM/Chevrolet, Nissan, Citröen, Renault, Ford, Volvo, Volkswagen, Toyota, Hyundai e Peugeot -  entre eles, alguns lançamentos foram apresentados em primeira mão na Mobility na região: o Novo Polo (VW), o Novo EcoSport (Ford), o Argo (Fiat), Novo XC60 (Volvo) e o Prius (Toyota). Também exemplares do Creta, Duster, Renegade, C3, Aircross, Peugeot 2008 e SW4, entre outros. Um dos grandes diferenciais do evento, e que, obteve bastante procura entre os que circularam pelo espaço, foi a área de test-drive gratuito. Com 5 mil m² e modelos adaptados disponíveis, foram realizados 388 testes em 3 dias.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 46 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. No Nordeste, são cerca de 14 milhões e, em Pernambuco, 2.426.106 pessoas com deficiência, sem contar idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Apesar de ser uma parcela significativa da população, muitas destas pessoas desconhecem quais são seus direitos. A exemplo disso, está a isenção de impostos -IPI, IOF, ICMS e IPVA - na compra de veículos 0km. Todas essas dúvidas puderam ser esclarecidas durante palestras realizadas na feira, e com um stand no piso D5 que disponibilizou este serviço de forma gratuita.

“Um em cada dois brasileiros ‘pode’ ter direito à isenção na compra de um carro. E as pessoas não sabem disso. Não é apenas o cadeirante, também a pessoa com deficiência visual, síndrome de down, autistas, tetraplégicos... até mesmo a pessoa idosa – não pela idade mas pelas sequelas motoras deixadas por ela - quem tem artrite, artrose, osteoporose, problemas no joelho, quadril, coluna, além das pessoas que tiveram câncer de mama, de próstata... não pelas patologias, mas pelas sequelas deixadas. Lógico que para saber se tem ou não o direito, se o que a pessoa tem ou sente está ou não enquadrada para estar apto à isenção, ela tem que passar pelo crivo de um médico do Detran ou credenciado, mas muita gente tem sim direito e desconhece isso”,  explicou Rodrigo Rosso, idealizador da Mobility & Show, que dentre outros serviços, traz esse da isenção como uma das suas bandeiras maiores.

Novidades

Após passar por São Paulo e Rio de Janeiro, a Mobility & Show aportou no Nordeste com algumas novidades em seu formato. Simultaneamente à rodada de negócios na feira, ocorreram seminários e debates com enfoque nas questões da pessoas com deficiências através da coordenação do consultor da PROACESSI, Manuel Aguiar, e do Instituo Federal de Pernambuco (IFPE), que também apresentou vários projetos de Tecnologia Assistiva desenvolvido por seus alunos.

A UNINASSAU, do grupo Ser Educacional, também foi um dos parceiros da Mobility & Show Nordeste, e esteve com o seu projeto “Bike Sem Barreiras”, com bicicletas acessíveis para pessoas com deficiência visual, física, mental ou múltipla. E a “Calçada Sensitiva”, onde os visitantes tinham a experiência de usar a tecnologia para enfrentar os “obstáculos” ao caminhar nas ruas.

A CASA MOVA, assinada pelo escritório LAZO Arquitetura, também foi um dos destaques durante os 3 dias de evento. A casa de 60 m² mostrou como é possível ter um espaço totalmente adaptado a qualquer tipo de limitação.

Em 2018 a mostra volta para Recife/PE também no mês de novembro, com algumas mudanças operacionais e de montagem, para dar melhor conforto aos visitantes e expositores, e ainda melhores resultados a todos. Todos estão convidados !!!


Tags:

Parceiros

Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x

©2018 Reação Revista Nacional de Reabilitação - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por A4 Agência Digital

Search