INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA,
MOBILIDADE REDUZIDA, FAMILIARES E PROFISSIONAIS DO SETOR

ED. 116 - Test-Drive Volvo XC 60 e Volvo XC 90

Agora você pode ter um carro importado, com a melhor tecnologia de segurança do mundo e com isenção de impostos !!!

Desde novembro do ano passado a marca sueca Volvo, fabricante dos automóveis mais seguros e modernos do mundo, lançou no Brasil um programa de vendas especiais para pessoas com deficiências com isenção de impostos chamado “Volvo For All”.

Com ele, o consumidor brasileiro que tem direito à isenção de impostos por lei, pode comprar qualquer veículo da marca comercializado no Brasil, mesmo produzido na Suécia, com isenção completa de IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.

Você deve estar se perguntando: como isso é possível ? Afinal, são contemplados com isenção de impostos apenas automóveis que custem abaixo de R$ 70 mil – o que definitivamente não é o caso de nenhum dos modelos da linha Volvo – e ainda que são fabricados somente no Brasil ou no Mercosul. O que também não acontece com nenhum dos modelos suecos da marca.

Explicando o benefício de isenção da Volvo

Sim, os carros com valor até R$ 70 mil tem isenção total de IPI, ICMS, IOF (em alguns casos de financiamento) e IPVA (na maioria dos estados brasileiros). O que ocorre é que o departamento jurídico da Volvo conseguiu uma autorização especial do Governo Federal, baseado em uma determinada abertura em um ponto na legislação, que permitiu que a marca comercialize para pessoas com deficiência seus modelos com isenção do IPI. Além do IPI, o comprador também tem direito ao IPVA e ao rodízio na cidade de São Paulo/SP, por exemplo. Só o que o consumidor deixa de ter na compra do Volvo é o ICMS, justamente pelo fato do carro custar mais de R$ 70 mil.

Falando em termos percentuais, o valor do IPI num modelo que custa acima da casa dos R$ 200 mil faz uma grande diferença na hora da compra. Sem falar no IPVA que o consumidor também deixa de pagar, que é proporcional ao valor do carro. Principalmente se o modelo escolhido pelo consumidor for movido a Diesel, onde a alíquota do IPI é muitíssimo maior.

Ou seja, o Volvo For All foi uma grande sacada da marca que ingressou com tudo nesse mercado de pessoas com deficiência e venda de automóveis com isenção de impostos, atingindo uma fatia de consumidores diferenciada e com produtos de altíssimo luxo, tecnologia e segurança.

Test-drive duplo

Assim, há exemplo do que já fazemos com todas as montadoras que atuam no segmento há 20 anos, a Volvo também nos enviou dois de seus principais modelos: o XC 60 e o XC 90, para que nossa equipe exclusiva e unicamente apta como publicação especializada a realizar testes com veículos adaptados com know-how para isso em todo o País, pudesse experimentar os modelos da marca em situações cotidianas de uso por pessoas com deficiências das mais diversas, bem como suas famílias, trazendo nas páginas da Revista Reação o resultado desses testes e a impressão daqueles que se utilizam dos automóveis, mas de um ponto de vista diferente, o do consumidor com deficiência. Para isso, ficamos praticamente um mês com cada um dos modelos, mandamos adaptar com alavanca de freio e acelerador e um pomo giratório no volante, para que os testes pudessem ser realizados. Quem nos ajudou nessa tarefa foi a empresa de adaptação italiana Kivi, através do seu representante na capital paulista. A Kivi é uma das empresas de adaptação parceiras da Revista Reação para realização de matérias de test-drive, que tem sua sede em Belo Horizonte/MG e concessionários por todo Brasil.

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre esses dois modelos tão cobiçados e que tem o DNA da indústria sueca, que prima pela tecnologia e a segurança do consumidor em primeiro lugar.

XC 90: um top de linha diferenciado

Conseguir expressar em apenas uma matéria tudo o que o Volvo XC 90 traz de tecnologia e segurança embarcadas no veículo é uma tarefa quase impossível. Isso sem falar na sensação de estar ao volante desse modelo sueco com tantos diferenciais. Não dá para passar para o papel essa experiência única.

Ele é primeiro SUV com condução semiautônoma do Brasil. Um utilitário-esportivo com motor Drive-E T6 e 320 cv, tração integral e transmissão automática de 8 velocidades. Pode ser encontrado tanto nas versões gasolina como a Diesel.

O modelo chegou no Brasil com o reconhecimento internacional de mais de 18 prêmios conquistados lá fora pela qualidade, desempenho e tecnologia. Lembrando que esses prêmios foram conquistados nos mais exigentes mercados automotivos, que consideram a marca Volvo a campeã em segurança entre todas as montadoras do mundo. Ele é o primeiro SUV de luxo vendido no Brasil com tecnologia semiautônoma de auxílio ao motorista. Na prática, isso significa segurança durante todo o tempo de condução, com tração integral. Os sensores e câmeras monitoram as faixas das vias e o veículo que vai à frente no trânsito, e o sistema comanda a aceleração, frenagem e a movimentação do volante em curvas leves, em velocidades de até 50 km/h, por exemplo. Acima dessa velocidade, o sistema torna-se um controle de cruzeiro adaptativo, com assistência automática de freio e acelerador. O sistema de assistência de condução permite que ela seja feita de forma segura e confortável, seguindo o carro da frente no tráfego, sempre com a supervisão do motorista.

O modelo traz a mais completa tecnologia para evitar acidentes. Todas as soluções são oferecidas de série no XC 90, como: sistema de alerta de mudança de faixa - que aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente ou por distração. Ele também possui um sistema que alerta o motorista quando detecta que ele está desatento ou cansado. O modelo pode detectar um potencial choque, freando automaticamente para evitar a colisão ou para reduzir as consequências do acidente.

Desempenho, conforto, acessibilidade e dirigibilidade

O XC 90 é mais que um carro completo. Ele é grande, imponente, tem classe e robustez ao mesmo tempo. O luxo no interior do veículo é um capítulo à parte, bem como o seu teto solar elétrico e panorâmico. Ele chega a atingir 100 Km/h em apenas 6,5 segundos, e mantém, mesmo com um motor tão forte e uma carroceria tão robusta, uma ótima economia de combustível (tanto no Diesel como na gasolina). E Tudo isso em silêncio, mantendo baixíssimo nível de ruídos. O modelo sueco traz ainda um dos melhores sistemas de som automotivo de série do mundo, combinando alto-falantes de alta performance e baixa distorção, com tweeters de domo de alumínio.

Um dos itens que mais chamam a atenção no XC 90 é o painel totalmente limpo, sem a presença de comandos e botões. Tudo se resolve no modelo através dos comandos no volante, mas principalmente, na tela do computador de bordo, no centro do painel, que funciona como um grande tablet, com tudo através do toque dos dedos na tela, de maneira simples e intuitiva. Isso sem falar no charme das câmeras de estacionamento e a visão de cima que o motorista pode ter quando engata ré para uma manobra de estacionamento, vendo a vaga e o carro do alto, assistindo seus próprios movimentos, permitindo uma maior segurança nas manobras, evitando pequenos acidentes e transtornos. Além disso, ele vem com sistema de leitura de placas de sinalização de velocidade. As placas são projetadas no vidro do parabrisa à frente do motorista, permitindo que o mesmo fique atento às mudanças de velocidade nas vias, tanto na estrada como na cidade. O acesso ao carro para pessoas idosas, que usam muletas, bengalas ou andadores é muito fácil e confortável, principalmente também pelo sistema total de regulagem do banco do motorista, não só os ajustes comuns de qualquer veículo, mas dentre outros, ajustes lombares, de assento, comprimento de assento e até aquecimento dos bancos. Mesmo para cadeirantes, o fato da abertura de porta ser excelente e o ajuste do banco e também da altura do carro ser possível em algumas  posições em relação ao solo, a transferência também fica bastante facilitada. O botão de partida – liga e desliga – do carro é outra novidade. Fica no console central e é acionado facilmente, sem chave, apenas com a proximidade do chaveiro do carro.

Espaço interno e porta-malas

O espaço interno do modelo impressiona. Tanto para os ocupantes da frente como os passageiros do banco de traz, o conforto e espaço são absolutos. Possui 7 lugares, com a possibilidade de rebatimento dos dois últimos bancos transformando o porta-malas em um dos maiores da categoria. Cabem tranquilamente mais de uma cadeira de rodas, seja em “x” ou monobloco – as vezes sem ter que desmontar – ou ainda, cadeira de rodas e cadeira de banho juntas. E sobra lugar para bagagem com folga. Mesmo com os 7 lugares posicionados pode-se levar uma cadeira de rodas no espaço que sobra de porta-malas, que aliás, tem a abertura e o fechamento da tampa automáticos, facilitando a vida do usuário. Realmente o XC 90 é um carro sensacional !

 

BOX

XC 60: o mais vendido da marca no Brasil

O SUV esportivo XC 60 da Volvo é, de longe, o modelo mais vendido da marca no Brasil. Ele caiu realmente no gosto do brasileiro, tenha ele deficiência ou não. O que é imprescindível neste caso é ter bom gosto. O modelo pode também ser encontrado nas versões gasolina ou diesel, que nesse caso, é o mais potente da categoria, com 220 hp e propulsor de 2,4 litros, turbodiesel e cinco cilindros. Isso se traduz em robustez e muita força, com o máximo de economia de combustível. Com um tanque de combustível de 70 litros de Diesel, o modelo pode atingir 868 Km de autonomia.

Desempenho, conforto, acessibilidade e dirigibilidade

O XC 60 também vem equipado com sistema de tração integral AWD, com um sistema que permite, no caso de perda de aderência, por exemplo, que o torque enviado às rodas varie de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade. O modelo sueco vem com câmbio automático de 6 velocidades e com paddle shift na coluna de direção (borboletas para troca de marcha atrás do volante), que proporciona uma condução ainda mais dinâmica. O resultado de tudo isso é um conforto incrível para motorista e ocupantes e um desempenho incrível.

Mais baixo que o XC 90, o XC 60 é mais indicado para cadeirantes do que o irmão maior. A transferência pela altura do carro é mais fácil. Porém, voltamos a frisar que os não cadeirantes tem maior facilidade no entrar e sair dos modelos Volvo. O XC 60 também tem bom sistema de ajuste de bancos.

Como marca da fabricante sueca, a segurança é o ponto alto no modelo, ele vem com um amplo pacote de equipamentos, como o sistema de assistência ao condutor para evitar ou reduzir colisões com o veículo da frente em velocidades reduzidas. Ao detectar a falta de reação do motorista a uma possível colisão, o sistema aciona imediatamente os freios até a parada total do veículo. O modelo é também equipado com 6 airbags, controle avançado de estabilidade e tração, monitoramento de pressão dos pneus, dentre outros itens. O banco traseiro conta também com Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos integrados para crianças. O modelo ainda possui o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Além disso, oferece ainda solução completa de entretenimento e conectividade, com serviços de streaming de música, rádio e podcasts online, navegação e serviços, como a busca por pontos de interesse, postos de gasolina e estacionamento, entre outros. Tudo no Volvo é regulável eletronicamente e os retrovisores são retráteis. O XC 60 também possui teto solar elétrico e panorâmico, ar-condicionado dual zone, função start/stop, piloto automático, GPS, câmera traseira etc. Tudo para facilitar e dar conforto e maior dirigibilidade ao condutor.

Espaço interno e porta-malas

Internamente o XC 60 é bastante espaço, além de sua beleza externa também chamar muito a atenção por sua imponência e robustez. Os ocupantes da frente e os do banco de traz viajam com e segurança. O porta-malas é um dos pontos altos do modelo. Para quem precisa levar sua cadeira de rodas, consegue fazer isso com facilidade. É fácil entender se levarmos em conta a relação custo x benefício de um veículo dessa categoria, porque o XC 60 é hoje uma preferência entre os consumidores e está sendo tão disputado, e com o benefício da isenção de IPI, essa relação fica ainda muito mais atraente e interessante. Vale conferir ! 

 

Testado e aprovado !

Guilherme Ferreira Mendes, 52 anos, cirurgião dentista, cadeirante com lesão entre T2 e T4, vítima de tiro num assalto/sequestro.

“Muito legal, a marca inspira segurança e a tecnologia é o que tem de mais moderno hoje... os comandos fáceis. A transferência para um SUV, pela minha lesão tive um pouco de dificuldade, mas é questão de adaptação. O porta-malas é grande e cabe a cadeira de rodas normalmente. O carro avisa quando passa um carro do lado... enfim... é muito, muito bom !”

Tags:

Parceiros

Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x

©2017 Reação Revista Nacional de Reabilitação - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por A4 Agência Digital

Search