10 de outubro – Dia da Saúde Mental

O dia 10 de outubro é celebrado como o Dia Internacional da Saúde Mental. Durante a pandemia essa data ganhou ainda mais significado. A necessidade do isolamento social fez muitas pessoas desenvolverem quadros de ansiedade, depressão e estresse. O psicólogo e especialista em  Programação Neuro-Linguística (PNL), Francesco Pellegatta, comenta sobre a importância de ter cuidados com a mente e explica como funciona a técnica TLT® – “Time Line Therapy®” que ajuda a superar traumas e momentos difíceis do passado.

 

“Infelizmente existe a crença que investir na própria saúde mental seja algo caro. Muitas pessoas gastam muito mais em procedimentos estéticos, roupas e outros itens que são desnecessários em comparação com o nosso interior”, afirma Francesco. Ele que, também é Master Trainer de Hipnoterapia, acredita que a “Time Line Therapy®” pode ser a solução ideal para quem procura algo que seja rápido e ao mesmo tempo transformador.

 

“A Time Line Therapy® é uma técnica de imaginação ativa que se baseia em conceitos de Terapia Gestalt, PNL e Hipnoterapia. Consiste em uma imaginação guiada que ajuda a melhorar a comunicação entre a nossa mente consciente e inconsciente.  Ajuda a ressignificar eventos do passado e pode ser usada para eliminar emoções negativas, crenças limitantes e ansiedade. Podemos limpar o nosso passado de um sentimento negativo em mais ou menos uns 15 minutos”.

 

Lógica das Redes Sociais

 

O método praticado por Francesco segue uma lógica de linha do tempo muito parecida com a utilizada pelas redes sociais. Relembrando sentimentos e momentos traumáticos a TLT® faz uma “Time Line” dos fatos que precisam ser trabalhados pelos pacientes.

 

“A nossa mente funciona dividida e organizando as nossas lembranças, então a TLT® trabalha diretamente com essa organização, resignificando a conexão entre lembrança e emoção”.

 

“O criador da técnica e meu mestre, o saudoso Dr. Tad James escolheu registrar a marca Time Line Therapy® para justamente proteger a qualidade da mesma. Por isso, a única entidade que pode certificar pessoas na técnica é a Time Line Therapy™ Association. Seguindo as regras da associação, posso certificar pessoas para os dois primeiros níveis de formação. Para os dois níveis de formadores é necessário se formar com a Tad James Company nos EUA”.

 

Crenças Limitadoras e Saúde Mental

 

Muitos gatilhos que temos no dia a dia são resultados de traumas que sofremos e que se guardados durante muito tempo podem afetar a maneira que lidamos com nós mesmos.

 

“As crenças limitantes são a coisa que mais nos limita na vida, infelizmente ao longo da vida acumulamos e aceitamos muitas crenças, às vezes aceitamos crenças da nossa família, sociedade e religião, outras vezes criamos crenças que no momento são empoderadoras e essas mesmas com o tempo podem se tornar limitadoras. A Time Line Therapy® nos oferece a possibilidade de mudar essas crenças em poucos minutos, sem precisar se associar a lembranças dolorosas”.