28 de abril, uma data mundial contra acidentes e doenças do trabalho

– Este desenho que viralizou nas redes sociais trazendo super-heróis de história de quadrinhos enfileirados em corredor de hospital homenageando profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento às vítimas do coronavírus – pode simbolizar com leveza a importância do dia 28 de abril.

Os atos em torno da data ganharam o mundo desde quando o movimento sindical canadense deu visibilidade a um acidente coletivo que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado americano de Virgínia.

A persistência e repercussão internacional daquela atitude motivou a Organização Internacional do Trabalho a adotar a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, desde 2003. Em 2005 o governo brasileiro oficializou o dia 28 de abril como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Vamos torcer para que o governo brasileiro e as forças da sociedade aproveitem este 28 de abril para proteger a população e os profissionais de saúde, que estão adoecendo ou tombando nesta luta contra o vírus mortal.

Font Resize