30 anos de Musicoterapia no Brasil e na Europa !

Olá, amigos leitores ! Por sugestão do Rodrigo Rosso da Revista Reação, vou contar um pouco dos meus 30 anos de Musicoterapia com shows pelo Brasil, Portugal, Espanha, Itália, França e Israel.

Tudo começou em 1989 em São Paulo/SP, quando eu dava aulas de música para crianças e pessoas com deficiência. Tive a sorte de conhecer dois excelentes  profissionais: a psicóloga e musicoterapeuta Clementina Nastari, que me convidou para ser sua co-terapeuta, e o psicólogo suíço Niklaus Horvat (ambos em memória).

Por muitos anos estudei e participei dos cursos com Clementina, tocando e cantando, e com Niklaus aprendi a trabalhar com a hidroterapia, unindo a música e as artes e vi muitos milagres acontecerem nas aulas.

Compus canções específicas para pessoas com deficiência, criei vários personagens, como a Celelê, bruxa Mavel e a fada Lindavel, entre outros.

Em novembro de 1993, fiz a primeira apresentação ao vivo em São Paulo e continuo até hoje com meus espetáculos educativos e de inclusão.

Nesses anos tive muitas emoções, reuni fãs e vi a mudança de gerações, da tecnologia, televisão, educação, da família e muito mais.

Hoje vejo uma maior necessidade de trabalhos inclusivos e educativos de boa qualidade, mas é uma pena que não há apoio do governo e da maior parte dos meios de comunicação, então tenho que continuar o meu trabalho de formiguinha.

Desde o início tenho o apoio de amigos, professores, terapeutas, minha mãe Elza G. Melo, que é minha diretora de camarim, a diretora de arte Patrícia Chammas, a produtora Sueli Monteiro, Elvira Alves, a tradutora Lúcia Baz, Eduardo e Lillian Brito da Gráfica Tek3, Fernando Mauro Trezza da ABCcom e outras pessoas especiais. Por isso também, está no ar o meu programa de TV “Canções e Histórias com Celelê e seus Amigos” e também o programa de rádio “Arte e Inclusão”, ambos com temas educativos e inclusivos. Quero agradecer a todos que acreditaram no meu talento e garra. MUITO OBRIGADA DE CORAÇÃO !

Um beijo da Celise, a Celelê !