logo revista reação
Pesquisar

Arremessando longe pelo mundo

Por: hallak

André Rocha é taubateano – nascido na cidade de Taubaté/SP – e por muito tempo esteve no banco de uma viatura policial, combatendo a criminalidade. Sofreu uma queda de um muro em 2005 quando perseguia um assaltante e teve uma lesão na coluna. É Soldado da PM de São Paulo. Aposentou-se em 2007. Passou por uma depressão bastante grave após a aposentadoria. Viu sua família enfrentar enormes problemas. Chegou a ficar sem recursos até mesmo para comprar medicamentos.

O tempo passou e em 2013, André viu uma porta se abrir ao ingressar no esporte. Passou a praticar o Arremesso e Lançamento de Peso. Recebeu o apoio necessário da Prefeitura Municipal de Taubaté/SP ao integrar a equipe de paratletismo do Programa Esporte Para Todos. Em sua relação de vitórias, conta com 42 medalhas entre ouro, prata e bronze. Aos 42 anos já se acostumou a ouvir o Hino Nacional Brasileiro nos pódios espalhados pelo mundo. Em 2015 conquistou sua primeira medalha de prata no Arremesso de Peso nos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, Canadá. Em 2018 sagrou-se campeão em importantes competições. Em abril se tornou recordista mundial de Arremesso de Peso, na classe F52, no Open Brasil de Paratletismo, realizado em São Paulo/SP. Com a marca de 10,57m alcançados na prova, passou a ser o detentor do melhor Arremesso do mundo. Com essa marca, André passou a ser o único brasileiro detentor de um recorde mundial entre as 24 classes do Arremesso de Peso, reconhecido pelo CPI.

Em junho, na classe F53, bateu o recorde mundial de arremesso de peso, com 8m83, na etapa de Berlim, na Alemanha, no Grande Prix de Atletismo, competição organizada pelo IPC – Comitê Paralímpico Internacional. Em julho conquistou outra medalha de ouro, ao quebrar o recorde mundial da prova em Londres.

“As pessoas não fazem ideia do que essas conquistas significam para mim. Para quem chegou até a cogitar abandonar o esporte, alcançar todas essas vitórias não tem preço. Foi muita luta, suor e fé em Deus. Tenho que agradecer a minha família, ao treinador e a muita gente que me apoia e que acredita no meu trabalho. Estou muito, muito feliz”, disse o atleta brasileiro.

O multicampeão André Rocha busca mais um título para a premiadíssima carreira. Assim como aconteceu no ano passado, o paratleta de Taubaté/SP concorre ao prêmio “Atleta da Galera”, que faz parte do Prêmio Paralímpicos 2018. O vencedor será conhecido em 12 de dezembro, na capital paulista. Ele é um dos favoritos ao prêmio e já iniciou sua campanha.

Em 2017 venceu a disputa, quando recebeu mais de 60 % dos votos populares pelo site do CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro. “Fico muito contente de ser lembrado pelos torcedores neste final de temporada 2018. Foi um ano de resultados importantes, principalmente no primeiro semestre, quando conquistei o tetracampeonato do Open Grand Prix de Berlim, na Alemanha, e quebrei mais uma vez o Recorde Mundial do Arremesso de Peso na classe F53”, afirmou o paratleta.

 

Pular para o conteúdo