9 DE JULHO – DIA DO MÉDICO ONCOLOGISTA! CONHEÇA O HOSPITAL DE AMOR

No dia 9 de julho é celebrado o Dia do Oncologista – médico clínico especializado no tratamento do câncer, no cuidado do paciente e na prescrição de tratamentos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

A figura do oncologista se tornou ainda mais importante neste momento de pandemia e distanciamento social. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), serão 625 mil novos casos de câncer ao ano, entre o triênio (2020/2021/2022).

Assine nossa Newsletter

Newletter

Neste cenário de incertezas proporcionado pela pandemia da Covid-19, a identificação precoce nos casos de câncer é de suma importância para o tratamento adequado e a cura da doença. “Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, para aferir os impactos da pandemia nos serviços do país, apontou uma queda maior que 50% na realização de procedimentos e, apenas 27% dos pesquisados, mantiveram procedimentos ambulatoriais quando justificados pelo médico assistente”, afirma Juliano Cerci, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN).

Para Raul Canal, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (ANADEM), além de desafiar a comunidade médica e científica, uma vez que há poucas certezas em termos de tratamento efetivo contra o SARS-CoV-2, a pandemia da Covid-19 irá gerar problemas gravíssimos relacionados ao diagnóstico tardio e ao adiamento ou mesmo suspensão de consultas e tratamentos, especialmente na área oncológica.

“O temor é de que haja um aumento significativo de casos não tratados, o que resultará num crescimento da mortalidade por câncer no Brasil. Isso porque há inúmeros pacientes que deixaram de buscar os serviços de saúde ou até os buscaram, mas não estão conseguindo marcar exames, biópsias, e, com isso, terão reduzidas as suas chances de cura. Aqueles que fizeram sua parte, mas ainda assim foram prejudicados, não só podem como devem lutar por seus direitos”, ressalta Canal.

Hospital de AMOR – Um novo nome. O carinho e a qualidade de sempre

Referência no Brasil, o Hospital do Câncer de Barretos, interior de SP, adotou um novo nome.

A instituição assumiu como nome o apelido pelo qual já era conhecido entre seus pacientes, familiares, médicos e parceiros, passando a se chamar “Hospital de Amor”.

A entidade busca a excelência no atendimento médico hospitalar, através de ações humanizadoras, constante aperfeiçoamento técnico e profissional, divulgação científica do ensino e pesquisa, o que nos permite absorver a crescente demanda e com isso realizar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Vamos acompanhar um material produzido recentemente sobre o Hospital de AMOR.