A criação do “Espaço Brincante em Brumadinho/MG”

Olá, amigos ! Conversei com a pedagoga e psicóloga Waldenia Dias, que nasceu em Curvelo/MG, onde viveu até os 14 anos. Quando criança brincava de roda, pular corda e amarelinha com os amigos e na adolescência ouvia serenatas ! Depois mudou-se para Sete Lagoas/MG, casou-se aos 19 anos e teve dois filhos. Fez faculdade de Pedagogia, foi professora na rede rural atendendo a crianças com deficiências e com problemas de comportamento. Fez balé clássico até os 26 anos e também dava aulas de balé para crianças. Então, percebendo dificuldade motora, de concentração e ritmo, resolveu fazer o curso de Psicologia.

Já formada, foi coordenadora de uma ONG em Betim/MG, onde desenvolveu projetos para a comunidade. Começou a atender hipertensos e diabéticos em postos de saúde realizando exercícios de relaxamento.

Atendendo em consultório quando aconteceu a tragédia em Brumadinho/MG, foi fazer acolhimento às famílias, como voluntária. Conheceu uma escritora de Campinas/SP, Margareth Brandini Park, que enviou livros de literatura infanto-juvenil para presentear as crianças.

Começou a fazer a mediação de leitura dos livros no pátio de uma igreja e sugeriu a Margareth e depois aos escritores que conversassem com as crianças por vídeo, e assim nasceu a atividade “Conversando com o Escritor”. Quando viu sorrisos nos rostinhos entristecidos, deu continuidade com a ajuda de duas amigas contadoras de histórias. As doações de livros cresceram e centralizou o trabalho no bairro mais afetado pela lama, onde não há lugar para as crianças brincarem. Procurou o Presidente da Associação Comunitária daquele bairro e explicou o desejo de criar ali uma biblioteca comunitária e uma brinquedoteca. Ele aceitou e já está em fase de montagem o “Espaço Brincante”, onde em breve farei o show de inauguração e a Campanha Celelê-Brumadinho. O sonho de Waldenia é conseguir concluir o projeto e vê-lo funcionando, independentemente dela. Doações podem ser feitas por e-mail: [email protected]

Parabéns pelo lindo trabalho !