A origem do termo psicofobia e as contribuições de Chico Anysio

O SISTEMA REAÇÃO teve acesso a um trabalho que merece destaque. A autora é a mineira MARIANA MOREIRA ANDRADE.
O material fala do dia  12 de abril – Dia de Enfrentamento à Psicofobia no Brasil, data proposta pelo senador Paulo Davim, do PV-RN, por intermédio do PLS 263/2014.
A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do ator e humorista Chico Anysio, que era um defensor público da saúde mental.
Pouco antes de falecer, Chico declarou ter enfrentado a depressão durante toda a sua vida. Deixou vários depoimentos afirmando que pessoas com doenças mentais não devem ter vergonha e precisam procurar tratamento.
Em 2011, foi padrinho da campanha “A sociedade contra o preconceito”. No mesmo ano, em uma das iniciativas para divulgar a campanha, o humorista recebeu, em sua casa, o médico Antônio Geraldo da Silva, com o intuito de conceder uma entrevista à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Nessa ocasião, Chico contou abertamente sobre sua relação com a depressão e conscientizar o público sobre a importância do tratamento.
A entrevista está disponível no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=oSe7v-RTIss.
A história de Chico Anysio, e de tantos outros célebres profissionais, nos mostra que, mesmo convivendo com doenças mentais, é possível ter qualidade de vida e uma carreira célebre, desde que opções de tratamento sejam disponibilizadas de modo acessível. Segundo o próprio Chico, se não fosse a oportunidade de ter feito o tratamento contra sua depressão, provavelmente, só conseguiria ter realizado 20% do trabalho que produziu durante sua vida.
Durante a entrevista à ABP, Chico Anysio afirmou que “antigamente, existiam carros usados. Agora, chamam de “seminovos”. As coisas hoje têm esses nomes. Crie um nome para o preconceito!” .
Para o artista, a criação de um termo para definir o preconceito contra doenças mentais era necessário para dar maior visibilidade ao tema. A ABP atendeu ao pedido do artista e, após algumas reuniões, lançou a palavra “psicofobia” para nomear o problema. Posteriormente, o uso do termo foi amplamente disseminado, de forma que, hoje, buscar “psicofobia” no Google nos traz cerca de 28.000 resultados.