logo revista reação
Pesquisar

ACALME – ASSOCIAÇÃO DOS LESADOS MEDULARES DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ

Por: hallak

Participei de várias associações quando morei em São Paulo/SP, e agora no Paraná, o meu amigo Cleiberton, hoje cadeirante, que também era motorista de carreta e sofreu um capotamento, assim como eu, e ficou paraplégico, me convidou a participar de uma nova associação, que iniciou em 2016, aqui na região onde moro hoje, com sede na cidade de Campo Mourão/PR. A ACALME é uma associação de cadeirantes lesados medulares ! Quando cheguei já tinha outros participantes e foram chegando mais, e o grupo hoje já conta com mais de 30 cadeirantes e temos diversas atividades. A ideia da entidade surgiu quando o Dr. Eufanio Saqueti ainda era aluno da Universidade Estadual de Londrina/PR (UEL), onde fazia residência médica em urologia. Ali, existia um grupo de 70 a 100 lesados medulares de origem traumática e o projeto começou a tomar corpo. Os encontros são mensais na clínica CEM, com os cadeirantes, familiares e voluntários de diversas áreas. Além de receber orientação através de palestras com profissionais da saúde e outras áreas, os familiares também recebem auxílio no mesmo encontro, porém separados dos associados. No decorrer desse encontro algo que chama muito atenção é a amizade que o grupo tem fortalecido.

A solidariedade entre as famílias, que a partir da associação, tem sido construída ao longo desse tempo. Outro ponto interessante a ser destacado sobre a ACALME é que, com a troca de experiências, todos vem vencendo suas dificuldades físicas, emocionais e espirituais, fazendo com que no dia a dia a qualidade de vida seja tão boa quanto se não tivéssemos a lesão. E assim, todos se adaptam às suas lesões trocando vivencia uns com os outros. Apesar de ser uma associação nova, tem obtido bons resultados em melhorar as condições de seus associados. Hoje, além de apoio psicológico realizado por profissionais, todos contam com apoio espiritual pelo pastor João dos Anjos. Além ainda, de apoios técnicos em equipamentos de mobilidade, bem como cadeira de rodas dadas pelo engenheiro Maicon e pelo Sr. Lauro. Apoio administrativo e burocráticos feito pelo Marcos Rocha e, principalmente, o apoio médico logístico feito pelo Dr. Eufanio e pela Marcia, abrindo as portas de seu consultório e sua residência para reuniões e atendimentos médicos. O Dr. Eufanio disse que: “A ACALME está entrando em uma nova fase. A fase de se estruturar para conseguir ajudar seus associados de forma mais efetiva. No início, o desafio era se tornar conhecida e desejada pelas pessoas com lesão medular. Agora que se tornou uma realidade, temos que profissionalizar a associação para conseguir apoios governamentais e da iniciativa privada”. O sonho, sem dúvida, é ter uma sede própria com estrutura para atender a todos que precisarem. Que Deus nos ajude !

O PRESIDENTE
José Benedito Moreira é o presidente da ACALME, ele também é palestrante e trabalhava na COPEL – Companhia Paranaense de Energia, e ficou lesionado em uma queda boba de um pé de gabiroba. Ele tem sido um forte apoio ao grupo. Dentro das possibilidades ele tem ajudado nas reuniões, na logística de viajem para outros colegas fazerem tratamentos em lugares especializados. Um dos que tiveram a possibilidade de um tratamento avançado foi o Luciano Reis. Agora e a vez da Brenda e do Murilo, a que terão atendimento no hospital Sara Kubitschek em Brasília/DF. Fica aqui também o agradecimento ao apoio da Unimed e do Centro Universitário Integrado. A ACALME tem sido uma nova família para todos nós no norte do Paraná !

 

Pular para o conteúdo