Acessibilidade cultural é tema de encontro nacional online de 22 a 26 de novembro

Em sua nona edição e, pela segunda vez, em formato virtual, o ENAC tem como proposta identificar e divulgar novas pesquisas, trabalhos e experiências em prol da cultura acessível em todo o país, mapeando novas iniciativas e contribuindo para ampliar o intercâmbio entre profissionais, pesquisadores, estudantes, trabalhadores e instituições. A ideia é promover uma reflexão sobre a cidadania cultural da pessoa com deficiência e, também, fomentar intercâmbios e redes para a articulação, fomento e formação em Acessibilidade Cultural.

O ENAC é uma iniciativa do Laboratório Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Esta 9ª edição será realizada pelo projeto Um Novo Olhar, parte do programa Arte de Toda Gente, fruto de parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

A programação do IX ENAC será composta por seminário, rodas de conversa, minicursos e comunicações e será transmitida diretamente pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube/artedetodagente).

As inscrições para emissão de certificado aos participantes devem ser feitas em https://enac9.wordpress.com/.

No mesmo endereço, estão centralizadas todas as informações e comunicações sobre o evento.

Confira a programação completa do evento no link:  https://enac9.wordpress.com/programacao/

 

Sobre o projeto Um Novo Olhar:

Desenvolvido conjuntamente pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, como parte do programa Arte de Toda Gente, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; e com uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

 

Serviço:

IX Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural – ENAC

Quando: de 22 a 26 de novembro de 2021

Transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube-www.youtube.com/artedetodagente

Inscrições pelo site https://enac9.wordpress.com

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site do projeto: www.umnovoolhar.art.br

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre editais e outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br

Funarte – Assessoria de Comunicação: ascomfunarte@funarte.gov.br