ADAPTSURF – Surfando na inclusão !

garoto com Down surfando com instrutor
Regina Tolomei

barra de anuncio da revista

 

Fundada em 2007, na capital carioca, a ADAPTSURF é uma associação sem fins lucrativos, que promove a inclusão social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a natureza.

ilustração - Surf Adaptado

“Nossa proposta é desenvolver e divulgar o surf adaptado para pessoas com deficiência, lutar pela preservação e por melhorias na acessibilidade das praias. Acreditamos que o surf pode ser uma excelente ferramenta nas questões sociais, culturais e ambientais por se tratar de um esporte saudável, democrático e de interação total com a natureza”, afirma Henrique Saraiva, presidente e Campeão mundial de surf adaptado em 2018 e medalha de bronze em 2020.

“Promovemos a vivência prática do surf para pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e múltipla), visando educar, socializar e desenvolver globalmente o indivíduo. As aulas são gratuitas. Os alunos são orientados pela nossa equipe especializada, o que garante um aprendizado seguro e responsável, aprimorando de forma integral os aspectos físicos, emocionais e sociais dos surfistas”, afirma Henrique Saraiva.

As sensações de liberdade, superação e independência são as mais mencionadas pelas pessoas que aproveitam a praia e o surf adaptado. “A água salgada do mar relaxa o corpo e as ondas estimulam o equilíbrio”, relata Monique Oliveira, aluna da ADAPTSURF.

 

 

Circuito ADAPTSURF

 

ilustração Circuito ADAPTSURF“Iniciado em 2010, o Circuito ADAPTSURF é o primeiro circuito de surf para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida do Brasil e reúne em um dia de confraternização os alunos do Projeto Surf Adaptado, participantes das aulas da Barra e Leblon – no Rio de Janeiro/RJ, superando seus limites e mostrando ao público tudo que aprenderam. Além da competição de surf, realizamos também prática de yoga, mutirão de limpeza e Educação Ambiental, lanche e premiação para todos os competidores. O principal objetivo do Circuito é promover a inclusão social no ambiente da praia com a presença dos alunos, familiares, amigos e voluntários. A ADAPTSURF disponibiliza todos os equipamentos de acessibilidade que são utilizados durante a competição e também uma equipe de profissionais especializados em surf adaptado”, afirma Luiz Phelipe Nobre, fisioterapeuta, técnico da Seleção Brasileira de Surf Adaptado.

 

 

Acessibilidade das Praias

 

ilustração acessibilidade das praias

Desde 2007, o Projeto Acessibilidade das Praias tem como objetivo discutir, divulgar, promover e viabilizar a acessibilidade das praias. “A ONG ADAPTSURF desenvolve estudos urbanísticos e ambientais sobre as condições dos acessos das praias e entorno, analisando principalmente o acesso à faixa de areia e ao mar pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em 2008 o Projeto atingiu o seu principal objetivo de conscientizar a população e, principalmente, os órgãos públicos sobre a importância da acessibilidade das praias para garantir o acesso ao lazer e ao esporte praticado pelas pessoas com deficiência no ambiente natural da praia. Pioneira nas questões de acessibilidade das praias, a ADAPTSURF foi a primeira a oferecer gratuitamente atividades de esporte e lazer adaptados, utilizando a cadeira anfíbia e a esteira Mobi-Mat, para promover o acesso. Amplamente copiado, o modelo de Praia Acessível foi resultado de estudos realizados em praias do mundo todo, através dos exemplos positivos encontrados na Califórnia, Havaí, Austrália, Espanha e no projeto desenvolvido em Portugal, desde 2004, chamado de “Praia Acessível, Praia para Todos”, afirma Luana Nobre, professora de Educação Física e coordenadora de projetos.

Praia Acessível

ilustração praia acessível

A ADAPTSURF desenvolve a “Praia Acessível” aos finais de semana. “Montamos uma estrutura completa para receber e acompanhar os visitantes, garantindo o acesso e permanência de pessoas com deficiência no ambiente da praia, incluindo a faixa de areia e o mar, com cadeiras de rodas anfíbias, esteiras, tendas, barracas e uma equipe especializada formada por professores de educação física, fisioterapeutas, psicólogos, instrutores e voluntários para garantir total segurança”, diz Henrique Saraiva.

“Sem palavras !”, “Sensacional !” e “Maravilhoso !”, esses são os depoimentos mais mencionados pelas pessoas que tiveram a oportunidade de participar da Praia Acessível ADAPTSURF, muitos relataram que há anos não frequentavam a praia por causa da falta de acessibilidade. A partir desta iniciativa, surgiram diversos projetos inspirados neste modelo.

 

Guia ADAPTSURF

ilustração guia ADAPTSURF

O Guia ADAPTSURF é inédito e foi elaborado a partir dos resultados obtidos nos estudos e pesquisas, para facilitar turistas e moradores do Rio de Janeiro a escolher a praia ideal para o lazer e a pratica do surf adaptado. São informações sobre as praias, condições de acessibilidade e qualidade das ondas. O formato simples contribui para a leitura e o entendimento das informações. As imagens contidas no guia ilustram os acessos e arredores das praias, bem como as atividades desenvolvidas nelas.

Desde 2011, a ADAPTSURF participa como convidada do Grupo de Estudos sobre Praia da ABNT, que trabalha na construção de uma norma internacional ISO para a certificação de qualidade ambiental, estrutural e de serviços. A ONG contribui para a implantação da acessibilidade como ponto fundamental para garantir a qualificação da praia avaliada.

 

 Preservação do Ecossistema Costeiro

Ilustração preservação do ecossistema costeiro Luiz Phelipe Nobre comenta sobre o projeto de Preservação do Ecossistema Costeiro.  “Nosso objetivo principal é alertar a sociedade sobre a gravidade dos problemas gerados pelo lixo deixado nas praias, tanto para o ecossistema costeiro, como