ADFEGO – Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás: promovendo vidas !

A história da ADFEGO começou quando um pequeno grupo de pessoas com deficiências físicas resolveu se reunir em uma associação. Foi assim que nasceu a ADFEGO, que no início funcionava em uma pequena sala no Estádio Olímpico, em Goiânia/GO, mas os recursos eram escassos.

O grupo percebeu que o incentivo à prática de esportes era uma maneira de atrair os jovens para a associação. Foram formadas então, as equipes de natação e basquete. Logo começaram as apresentações em diversos campeonatos e cada vez mais pessoas conheciam a ADFEGO e o número de associados aumentava.

Um ano depois da fundação, o governo doou à associação um terreno na Chácara do Governador, onde foi construída a Casa do Paraplégico. A casa, inaugurada em 1984, abrigava pessoas com deficiência que não possuíam residência fixa e moravam em hospitais.

Enquanto isso, a sede da ADFEGO foi transferida para o Centro de Apoio e passou a funcionar junto a unidades de atendimento a pessoas com deficiência visual e auditiva. Naquela época, a entidade resolveu colocar em funcionamento uma oficina de fabricação de cadeiras de rodas.

Em 1994 essa oficina foi batizada com o nome “Mão na Roda”. Este foi um ano realmente marcante na história da ADFEGO, pois a instituição percebeu que a independência só seria alcançada por meio da inserção de seus associados no mercado de trabalho.

Segundo a atual presidente da entidade, Maria Clara Carvalho: “procuramos com as diferentes ações e iniciativas, oferecer uma parceria para pessoa com deficiência promoverem seu bem-estar e inclusão e, ainda, lutar para que seus direitos e deveres sejam respeitados”.

A presidente, por sinal, tem uma vida voltada para a ADFEGO. Em fevereiro de 1995 ela ficou tetraplégica após um acidente automobilístico. Naquele mesmo ano associou-se à entidade. Foi telefonista e vice-presidente da ADFEGO. Hoje, a associação é referência nacional.

A instituição goiana destaca bastante o que está no artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ou seja: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidades e direitos…”

Colocando em prática o que foi estabelecido em 1948 a ADFEGO contribui para que as pessoas com deficiência superem seus limites, visando sua integração social, política, econômica e cultural.

Para a atual vice-presidente, Adriane Maria de Almeida: “o que procuramos fazer é estabelecer confiança junto a todos os setores da sociedade, com vistas a criar compromisso individual e social para a causa da pessoa com deficiência”.

Convênios

A ADFEGO mantêm convênios importantes com a Brasil Telecom e a Dataprev.  São contratos de prestação de serviço que empregam dezenas de pessoas com deficiência. “Muitos tiveram a carteira assinada pela primeira vez na vida. E assim a associação começou a virada que possibilitou a concretização de antigos sonhos. Outros convênios foram firmados, com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Caixa Econômica Federal, Saneago, VIVO, Detran e, por último, com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás”, afirma a presidente.

A entidade possui estrutura para assistir pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual.  Foram criados setores específicos para buscar atender da melhor maneira cada um dos membros da Associação

 

Reabilitar ADFEGO

A “Reabilitar-ADFEGO” é o setor responsável pela reabilitação e promoção da saúde dos associados e comunidade em geral.

Em dezembro de 2013 a Reabilitar-ADFEGO foi habilitada junto ao Ministério da Saúde, através do Programa Saúde Sem Limites, como Centro Especializado em Reabilitação Física e Reabilitação Intelectual, compondo assim a Rede Estadual de atendimentos em reabilitação.

Possui salas amplas, devidamente equipadas dentro de todas as normas de ambiência e profissionais especializados em diversas áreas, oferecendo conforto e tratamento adequado aos seus usuários, atendendo em torno de 600 pacientes/mês.

Também existe o Atendimento Domiciliar. As “Terapias Domiciliares” é um programa que oferece serviços na área de saúde cujas atividades são dedicadas aos pacientes/clientes e a seus familiares em um ambiente extra hospitalar.

O programa conta com uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, TO, psicólogos e fonoaudiólogos. Parcerias firmadas garante a disponibilidade de aproximadamente 50 profissionais, que realizam mais de 700 atendimentos domiciliares mensais.

 

Serviço Social

O Departamento de Serviço Social atua na busca de medidas para obter melhoria na qualidade de vida da pessoa com deficiência, propondo assim, sua autonomia.

A atuação acontece junto à comunidade e a família, buscando uma maior integração com os serviços oferecidos pela rede de atendimentos, buscando promover a plena integração, inclusão e cidadania dos associados.

A ADFEGO oferece diversos serviços e atividades, entre eles a concessão de fraldas descartáveis, cadeiras de rodas e higiênicas, alimentos, entre outros, tanto em Goiânia/GO, como em Senador Canedo/GO, Trindade/GO, Aparecida de Goiânia/GO e outras cidades do Estado.

“A dedicação e o compromisso com nossos valores, faz com que nossos associados tenham a certeza de que poderão contar conosco na busca e conquistas de novos objetivos”, diz a vice-presidente da entidade.

 

Departamento Jurídico

André Jonas, advogado e 1° Secretário da entidade informa que existem profissionais da área jurídica à disposição dos assistidos.  “Os advogados da ADFEGO prestam atendimento aos associados e comunidade, orientando e acompanhando as mais diversas ações e demandas das Pessoas com Deficiência”.

Mercado de Trabalho

 

O Departamento de Seleção tem como objetivo a inclusão social e profissional da pessoa com deficiência, ou seja, a entidade busca conscientizar sobre a legislação que estabeleceu que as empresas com 100 ou mais funcionários, tem a obrigatoriedade de preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, assim estarão cumprindo a Lei de Cotas (art. 93 da Lei Nº 8.213/91).

Ana Cristina Rosa, também responsável pelo Departamento de Seleção, afirma que: “nosso papel principal é fazer a intermediação entre a empresa e o candidato, no caso nosso associado. Auxiliamos as empresas nas divulgações de suas vagas, onde ficam disponíveis no nosso site e nas pastas no departamento. O associado interessando pelas vagas ofertadas, entra em contato com a empresa, marca sua entrevista, e comunica a mesma que viu o anúncio na ADFEGO. Deficiência não é obstáculo para o sucesso”.

Esportes

 

O esporte é uma das principais atividades da ADFEGO. Luiz Henrique, 2ª Gestor do Departamento de Esportes da entidade diz que: “a atividade contribui para a reabilitação e socialização dos atletas representando uma forma de divulgação, ajudando também a atrair os jovens. O esporte é fundamental na vida de qualquer pessoa. No caso das pessoas com deficiência assume um importante papel na luta pela eliminação de preconceitos e reconhecimento de seus valores”.

A natação foi o primeiro esporte praticado na ADFEGO. Logo em seguido veio o basquete em cadeira de rodas e, atualmente, entre os associados há esportistas de diversas áreas. A associação tem participação garantida em campeonatos nacionais e no exterior. Hoje possuem atletas nas seleções brasileiras de natação, vôlei, basquete e tênis de mesa.

Maria Clara Carvalho, presidente da ADFEGO, afirma que: “em todas as modalidades, ou seja,  atletismo, natação, tênis-de-mesa, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de amputados, os atletas apresentam excelentes resultados. Infelizmente a falta de patrocinadores ainda é uma barreira que não foi derrubada. Mesmo sem recursos, a força de vontade não falta aos atletas, que com determinação driblam obstáculos e servem como exemplo de vida para todos os cidadãos”

O esporte na associação é realizado através do apoio da Secretaria Municipal e Secretaria Estadual.

Oficina Mão na Roda

 

A ADFEGO é referência no trabalho que realiza com as reformas em cadeiras de rodas, fornecimento de peças, componentes e também presta serviços de assistência técnica, utilizando a  mão de obra de pessoas com deficiência, com qualidade, agilidade e competitividade, adaptadas às especificidades de seus usuários, a fim de proporcionar maior nível de alcance à mobilidade independente e condições básicas para promover a sua inclusão social. Esse projeto já ganhou alcance nacional e é reconhecido pela sua qualidade.

Cultura 

Para a diretoria da ADFEGO: “a deficiência não é obstáculo para os associados. Eles provam de várias formas que são pessoas capazes. Exemplo disso está na pintura e na música. Vários artistas fazem parte da associação”.

Artistas como Rogério Marcolino dos Santos, Márcia da Silva Barcelos, Juliana Espíndola de Castro, Valéria da Silva Ramos, dentre tantos outros, integram o quadro de “estrelas” da ADFEGO.

A ADFEGO é, sem dúvida, um exemplo de instituição a ser seguido em todo o Brasil. Sua estrutura, seu atendimento, o amor e o respeito que todos os funcionários e voluntários demonstram pela entidade, o brilho nos olhos de cada um na realização do seu trabalho, se projetam na qualidade e eficiência dos serviços prestados aos associados, que por sua vez, demonstram o mesmo carinho e respeito ao usufruírem da assistência que a ADFEGO lhes proporciona. É uma troca nítida e admirável. Parabéns ADFEGO !

Mais informações sobre a associação:  www.adfego.org.br