Agência Espacial cria Projeto de Viabilidade do Parastronauta

(AP / Mikhail Metzel)

A Agência Espacial Europeia (ESA) está prestes a realizar sua primeira campanha de recrutamento de astronautas em 11 anos e revela que deseja mais diversidade nas próximas viagens tripuladas.

Isso significa que a ESA quer enviar mais mulheres para o espaço e que, pela primeira vez, a ESA anunciou que “chegou a hora” de abrir o processo de inscrição de astronautas para pessoas com deficiência física – um grande passo em direção a uma melhor inclusão e representação em programas espaciais.

A agência também disse que “chegou a hora” de colocar pessoas com deficiência no espaço, como parte de uma iniciativa chamada Projeto de Viabilidade do Parastronauta. De acordo com a ESA, é a primeira vez que uma agência espacial em qualquer lugar abre o processo de inscrição para pessoas com deficiência.

“Representar todas as partes de nossa sociedade é uma preocupação que levamos muito a sério”, disse David Parker, diretor de exploração humana e robótica da agência à AP News. “A diversidade na ESA não deve abordar apenas a origem, idade, experiência ou sexo de nossos astronautas, mas também talvez deficiências físicas.”

A agência informou que, com base nas categorias definidas pelo Comitê Paraolímpico Internacional, inicialmente considerará as solicitações de indivíduos com deficiência de membros inferiores abaixo do joelho ou tornozelo, diferenças extremas no comprimento das pernas ou abaixo de 130 centímetros de altura.

O processo de recrutamento levará cerca de 18 meses, após os quais a ESA escolherá um novo grupo de astronautas.

O impulso da ESA para um programa espacial mais inclusivo não é importante apenas do ponto de vista simbólico. Também pode levar ao desenvolvimento de novas ferramentas que tornam as viagens espaciais mais simples e seguras. Não apenas para as pessoas que precisam de equipamentos ou considerações específicas, mas também para todas as outras pessoas que se beneficiariam com a nova linha de pesquisa.

Fonte: www.socientifica.com.br

Font Resize