APP do Google de Acessibilidade transforma olhares em frases

Um novo experimento do Google disponibilizado aos usuários permite usar os olhos para que o celular diga expressões pré-definidas. Por enquanto apenas em inglês, o “Look to Speak” é voltado para pessoas com restrições motoras, sejam permanentes, temporárias ou situacionais.

A nova opção de acessibilidade funciona como um grande menu de frases — a lista registrada no app pode ser personalizada com expressões úteis. O usuário usa apenas o olhar para filtrar as opções até chegar na fala desejada.

É possível definir o tempo necessário para que o movimento do olho seja registrado pelo app. Além disso, o Look to Speak permite pausar o aplicativo — por exemplo, para que o usuário descanse sem correr o risco de ativar frases sem querer.

Apesar de não ser uma solução completa para as dificuldades de comunicação dos usuários com deficiências motoras, e de não estar disponível em português, o aplicativo pode se tornar uma ferramenta útil para usuários com necessidades especiais, ainda mais quando utilizado com outros aplicativos voltados à Acessibilidade.

Segundo um dos responsáveis pelo app, a ferramenta foi pensada para complementar os atuais sistemas de digitação com o olhar, que geralmente exigem telas muito maiores que as encontradas em smartphones.

O Look to Speak pode ser baixado na Google Play Store e é compatível com celulares Android na versão 9.0 ou superior do sistema.

Fonte: Google – Rubens Eishima

Font Resize