Arcos Dorados recebe o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade

A Arcos Dorados, franquia que opera os restaurantes McDonald’s em 20 mercados da América Latina e Caribe, celebra a conquista do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, que reconhece as boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor na capital paulista. A companhia recebeu o reconhecimento, oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, pela iniciativa “Inclusão Além da Cota”, que busca criar posições de trabalho e ampliar as oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência.
A companhia conta com uma equipe de profissionais dedicados à captação, contratação e acompanhamento de pessoas com deficiência, que contempla gestores de inclusão, médicos do trabalho, enfermeiros e gerentes selecionadores. Entre os resultados obtidos pelo programa nos últimos 30 meses, que levaram ao recebimento do selo, um total de 285 pessoas com deficiência foram admitidas pela empresa na cidade de São Paulo, sendo que 85% delas foram de pessoas com algum tipo de deficiência intelectual.

Para a Coordenadora de Promoção e Defesa de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Raíssa Saré, o programa “Inclusão Além da Cota” da Arcos Dorados promove uma transformação social genuína em nossa sociedade. “Percebemos que o impacto social desse programa vai além da inclusão, pois quando o contato direto com o outro é incentivado, também é despertado um olhar empático para com as necessidades do outro, um olhar de respeito e de responsabilidade pelo bem-estar do próximo. Essa é a verdadeira inclusão. Estamos muito felizes com essa premiação”, finaliza.

Outro ponto considerado foi o processo de capacitação oferecido pela rede, onde o treinamento dado aos funcionários é adaptado, principalmente pensando na segurança de cada um. Um programa personalizado é elaborado e, durante sua execução, são observadas em quais estações a pessoa tem mais habilidades e poderá melhor se desenvolver. Entre 2019 e junho de 2021, mais de 3.500 horas de capacitação teórica foram ministradas pela universidade corporativa, Hamburger University, para pessoas com deficiência.

“O selo oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Diversidade é um reconhecimento ao nosso compromisso em contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência de forma positiva e ativa. Buscamos oferecer a esses funcionários um ambiente respeitoso, acolhedor e inclusivo, onde todos têm oportunidades e podem ser quem realmente são”, afirma Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados.

A Arcos Dorados conta com um Comitê de Diversidade e Inclusão, que tem o propósito de promover a conscientização dos funcionários e o respeito às individualidades. A iniciativa faz parte da estratégia de atuação da ESG da companhia, chamada Receita do Futuro.

Rede está com vagas abertas

Atualmente, os restaurantes do McDonald’s estão com vagas abertas em todo o Brasil. As pessoas com deficiência recebem um olhar individualizado durante todo o processo. Os interessados podem se inscrever por meio deste link – https://jobs.kenoby.com/mcdonalds