Associação Olhar Eficiente ! Autistas – Guarulhos/SP

Olá, amigos ! Conversei com Marina Cafasso M. Faria, de Guarulhos/SP, que é mãe de dois autistas, gêmeos de 16 anos. É Diretora Presidente da Associação e trabalha com autismo desde o nascimento dos filhos.

Inicialmente chamada Autismo e Sociedade em 2012, mudou de nome em 2014, passando a se chamar Olhar Eficiente – Centro de Referência aos Autistas e Deficiências de Guarulhos, com propostas de trabalho atualizadas para atender a todos com mais qualidade.

A associação surgiu por um movimento de pais e profissionais, cansados do descaso nos atendimentos dos autistas. As terapias tinham alto custo para a maioria e as oficinas não existiam. As famílias chegam na associação, fazem o cadastro e passam pela psicóloga e pela assistente social, que farão a avaliação para que possam incluir o novo assistido em algum grupo de atendimento.

O foco é o atendimento entre 10 a 30 anos, mas não deixam de atender as idades menores. A proposta é de atividades da vida diária, os atendimentos ocorrem em grupos de 5 assistidos por horário, devidamente separados por faixa etária e grau de habilidades, onde desenvolvem ao máximo as habilidades para proporcionar a independência, autoconfiança e autoestima, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. O Site é: www.olhareficiente.com.br.

As terapias aplicadas e oficinas profissionalizantes são: Musicoterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Pedagogia. As oficinas são: Culinária, Artesanato, Robótica, Projetos Sociais e Grupos de Apoio às famílias. Existem ainda os projetos do Outlet da Inclusão (projeto de negócios para as famílias e assistidos), o Prêmio Gratidão, o Meu Cantinho (construção de um lugar na casa de acolhimento para o autista), o ambulatório da cura da dor, cursos e palestras. Frequentemente são realizadas festas especiais e de confraternização para todos participarem com as famílias, dançando, cantando e conversando com os amigos.

Desejo boa sorte para vocês nesse rico trabalho !