logo revista reação
Pesquisar

Atenção com métodos e alimentos milagrosos para imunidade no combate ao coronavírus

Por: Marcos Neves

Nutricionista alerta sobre receitas e supostos suplementos que prometem fortalecer o sistema imunológico

Diversas medidas têm sido tomadas no combate e contenção à pandemia de vítimas de contágio do covid-19. Como ainda não há vacina ou medicamentos contra o coronavírus, a melhor defesa é o sistema imunológico.

O nutricionista Leone Gonçalves lembra da importância, diante deste cenário de emergência global, de estar com o sistema imunológico fortalecido e de como a alimentação e hábitos saudáveis contribuem para isso. “Muitos de nós acabamos jogando contra nossas próprias defesas, ao levar uma vida de menos sono do que o recomendado, alimentação pobre em nutrientes, estresse, poluição e automedicação, o que infelizmente ainda é uma prática muito comum no Brasil. O nosso sistema imunológico é a principal defesa do corpo contra agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias e até mesmo certos parasitas. Por isso, é importante cuidar da alimentação, pois as deficiências nutricionais e uma rotina de hábitos não saudáveis podem diminuir a capacidade do nosso sistema imune de reagir e nos proteger”.

Leone lembra que o coronavírus e a infecção causada por este tipo de vírus é diferente de uma gripe comum, e que os cuidados mais efetivos não são os mesmos recomendados para casos de gripes e resfriados e a prevenção não está diretamente relacionada ao aumento da ingestão de vitaminas ou minerais em específico. “Infelizmente muitos estão se aproveitando do momento de crise para vender produtos e induzir. É errado pensar que de um dia para o outro, por começar a ingerir suplementos alimentares, vitaminas sintetizadas, ou mais verduras, frutas cítricas e alimentos que possam favorecem a imunidade, que no dia seguinte o corpo já vai responder”, alerta.

Para o nutricionista, o histórico de qualidade de vida é determinante para um sistema imunológico forte, pessoas que já tinham uma rotina de fazer atividade física, boa alimentação e hábitos saudáveis precisam manter essas práticas, mesmo na quarentena. “Como profissional sério jamais poderia deixar de alertar às pessoas sobre as mentiras que estão sendo espalhadas por aí em busca de aumentar vendas e lucros. As melhores medidas que podem ser tomadas agora estão relacionadas a manter a higiene corporal e a limpeza dos objetos em dia, lavar as mãos com sabão ou fazer uso do álcool gel, manter uma boa ingestão de proteínas, dormir bem, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fazer dietas restritivas, manter a hidratação bebendo bastante líquido, evitar aglomerações, compartilhamento de objetos pessoas e contato físico. Tudo que as autoridades de saúde estão constantemente orientando”, finaliza.

Pular para o conteúdo