logo revista reação
Pesquisar

Atleta com síndrome de down luta jiu-jitsu com Thales Leites e é graduado à faixa preta

Por: Marcos Neves

Em 2017, Jonathan Pitbull entrou no tatame para enfrentar José Aldo, ex-campeão peso-pena do UFC. E no último sábado, na 14ª edição da Copa América, no clube Monte Líbano, foi a vez de o atleta, que tem síndrome de down, encarar um ex-integrante do Ultimate: o experiente Thales Leites, em duelo de exibição de jiu- jítsu adaptado. O ponto alto, contudo, se deu quando “Pitbull” completa uma faixa preta da arte suave.

– Isso aqui foi suado, muito treino, mas vale a pena. Agradecer ao meu mestre, meu pai, minha mãe. Hoje sou um futuro professor e faixa-preta de jiu-jítsu – disse Jonathan, muito emocionado.

– É muita emoção, porque é um ciclo que acaba e outro que começa. São nove anos treinando e é muito gratificante ver um menino que chegou para mim com muitos problemas de coordenação motora se movimentando hoje dessa forma, me enchendo de orgulho. Tenho que agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de graduar um faixa-preta especial – disse Seabra.

Pitbull já derrotou lendas do esporte, entre eles José Aldo, Warlley Alves, David Vieira, Leonardo Santos e Raphael Abi-Rihan.

– Isso aqui é o verdadeiro intuito do esporte. O esporte é a extensão que a gente quer para a rua, para a vida. E o Jonathan é uma prova viva que o jiu-jitsu é para todos. O cara já me bateu de quimono, já me bateu no MMA e agora, mais do que merecido, graduado à faixa-preta. Fico muito feliz por ter participado não só desse momento, mas de outros anteriores também – disse Thales, que já tinha enfrentado Jonathan no Shooto.

Pular para o conteúdo