Atleta Paraolímpico Júlio César visita ESPAÇO Rede T21

O Campeão Mundial de corrida Júlio César Agripino visitou o Espaço REDE T21, e teve um encontro cheio de significado sobre inclusão e persistência.

O atleta paralímpico brasileiro da classe T11, especialista nas provas de 1.500m 5.000m, embarca em uma viagem para Tóquio no próximo mês. Júlio tem deficiência visual e já representou o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro, nos Jogos Parapan-Americanos de 2019 em Lima e participou do Mundial de Dubai em 2019, onde conseguiu a medalha de ouro nos 1.500m da classe T11. No final de junho, acompanhado pela esposa Jana, Júlio participou de um treino no tatame Inclusivo da ONG Nosso Olhar, junto com o Chico, que tem síndrome de Down.

Não é só a corrida que faz parte da vida de Júlio. Quando mais novo, o judô fez parte da sua rotina por muito tempo e, ao voltar ao tatame, ele relembrou os velhos tempos, enquanto praticava com os professores, Duda e Lucas.

Com muito humor, Julio se comprometeu a participar do próximo projeto de Thaissa Alvarenga. A meta é incluir braille em todas as portas dos ambientes da sede da ONG Nosso Olhar. O atleta prometeu que fará a “estreia” do braille, fazendo a leitura dos textos.

*Thaissa conheceu Júlio em uma gravação para o programa Inclua Mundo , o primeiro programa que tem como foco a mobilização, educação e inclusão, abordando os temas com histórias reais e opiniões de especialistas, famílias e pessoas com deficiência.

O atleta, que esbanjou simpatia com todos que estavam presentes no Espaço, prometeu uma nova visita antes de sua viagem para os Jogos Paraolímpicos de Tóquio. Um detalhe muito interessante foi a explicação de Júlio sobre como ele mantém a sua direção durante a corrida. Ele contou que é acompanhado por dois guias que correm ao seu lado e são ligados por uma pequena corda. Por meio de puxadas na corda, Júlio recebe a informação sobre sua posição e velocidade. Isso mostra como o trabalho em rede é importante, quando o assunto é inclusão.

Font Resize