ATOR SURDO GANHA OSCAR!

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante foi Troy Kotsur

Ontem, domingo dia 27 de março, foi dia de OSCAR ! E para surpresa de todo o mundo, o ganhador do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante foi Troy Kotsur, do filme No Ritmo do Coração.

Ele é o primeiro ator homem surdo a ganhar um Oscar de Ator Coadjuvante e o segundo ator surdo a receber uma indicação ao Oscar, a primeira atriz surda foi justamente Marlee Matlin, que contracena com ele e faz o papel de sua esposa no filme.

Durante o seu discurso na cerimônia em Los Angeles (EUA), o ator agradeceu a todos os maravilhosos palcos de teatro para surdos onde ele teve a oportunidade de desenvolver seu ofício como ator. E dedicou o prêmio à comunidade surda, à comunidade de filhos de pais surdos e à comunidade das pessoas com deficiência.

No Ritmo do Coração é um remake do francês A família Bèlier, de 2014. Quando lançado, o filme suscitou controvérsias na comunidade surda, pois dois dos protagonistas foram interpretados por atores ouvintes na época. O vacilo de 2014 foi retificado em No Ritmo do Coração, onde todos os membros surdos da família Rossi são interpretados por atores que também são surdos em suas vidas reais (Marlee Matlin, Troy Kotsur e Daniel Durant).

Isso foi uma grande conquista em termos de representatividade no cinema, abordar a questão da deficiência auditiva em um filme onde o foco não é a deficiência em si, mas sim os relacionamentos de PcD e de uma forma positiva, inclusiva e real.