Autonomia Instituto amplia atendimento e se torna um complexo para desenvolvimento das habilidades de crianças, adolescentes, jovens e adultos atípicos

O Autonomia Instituto, conhecido pelas terapias voltadas para o desenvolvimento de habilidades de crianças atípicas, está inaugurando um novo espaço e agora será dividido em três partes: a clínica – que já existia -, o Núcleo DesEnvolver e o Núcleo Habilidades. Criado pela neuropsicóloga Bárbara Calmeto, o local ampliará seus atendimentos com habilidades sociais para crianças e um espaço totalmente dedicado aos adolescentes e adultos.

“O Grupo Autonomia Instituto, como estamos chamando, continuará sendo único, mas ampliamos o atendimento por entendermos que é possível fazer muito mais para que essas pessoas continuem se desenvolvendo. Agora, o Autonomia vai funcionar como uma escola para vida, onde cada um de nossos pacientes vai vivenciar, na prática, o dia a dia como acontece fora do Instituto”, explica.

A Clínica continua funcionando com atendimentos individuais com Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade e Terapia Ocupacional ou seja, toda a parte de intervenção ABA individual e serão lançados os dois novos espaços, no próprio shopping Downtown (Barra da Tijuca, RJ): o Núcleo DesEnvolver, que é um espaço planejado para crianças até 12 anos, onde serão vivenciadas atividades para praticar habilidades sociais com salas temáticas para simulações da vida natural, como uma sala que simula um parque, outra que é uma escolinha, outra de musicoterapia, artes, psicomotricidade, entre outras atividades; e o Núcleo Habilidades, que é o espaço voltado para adolescentes, jovens e adultos, onde haverá uma sala para Atualidades com foco pedagógico, sala de Artes e Artesanato, um ambiente que simula um minimercado, com prateleiras e produtos, para que eles possam trabalhar hábitos como: categorização, manejo de dinheiro (venda, compra, troco) e outro espaço , um quarto planejado, com cama e guarda roupa para que vivenciam a parte da rotina do dia a dia em família, como arrumar cama e a casa, fazer uma mala para viajar, abotoar, fechar roupas com zíper, combinação de roupas.  “No Núcleo Desenvolver, as crianças ficarão por um turno de três horas, revezando entre as salas. Elas vão circular por esses ambientes e farão atividades em grupos. A ideia de acrescentar essa parte realizada em grupo, além do atendimento individual, porque faz muita diferença no treinamento de habilidades para crianças, especialmente com TEA”, esclarece Bárbara.

Os núcleos vão seguir os modelos de treinamentos e tratamento interdisciplinar já muito conhecidos por ser um diferencial do Autonomia Instituto. “A busca pelo resultado e o desenvolvimento dos pacientes é nossa maior motivação diária. Nossa equipe é muito dedicada, estudiosa e apaixonada pelo trabalho. Essa expansão é a realização de um grande sonho que tenho há anos”, comemora Bárbara Calmeto.

O Autonomia Instituto está localizado no shopping Downtown, na Barra da Tijuca, e para mais informações sobre as terapias e as atividades dos núcleos basta entrar em contato pelo WhatsApp (21) 998803790.