Autoridades se reúnem para discutir a 24ª Surdolimpíadas

O encontro ocorreu na Universidade de Caxias do Sul, principal apoiadora da competição internacional Crédito: Clever Moreira

Apostando na 24ª Surdolimpíadas como vetor do desenvolvimento regional, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB intermediou uma reunião entre os organizadores dos jogos e o secretário municipal de Turismo de Nova Petrópolis, Rodrigo Santos.

Este encontro ocorreu  na Universidade de Caxias do Sul (UCS), a principal apoiadora da competição internacional.

O parlamentar e o secretário de Turismo, com assessoras, foram recebidos pelo presidente do Comitê Plural das Surdolimpíadas, Emir José Alves da Silva, o secretário municipal de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, RS, Gabriel Citton, e o presidente interino do International Committee of Sport for the Deaf (ICSD), Gustavo Perazzolo.

Assim, grupo conversou sobre possibilidades de Nova Petrópolis colaborar com Caxias do Sul na realização das Surdolimpíadas, principalmente, oferecendo hospedagem para delegações de atletas estrangeiros.

Situada a 35 quilômetros da sede da competição, a cidade da Região das Hortênsias poderia, por exemplo, abrigar os alemães, seus principais colonizadores.

“O envolvimento de Nova Petrópolis, assim como de outros municípios serranos, é muito importante para fazer das Surdolimpíadas um excelente evento, inédito na América do Sul. A união regional para os jogos vai fomentar ainda mais o turismo, os serviços, a rede hoteleira, a gastronomia, o comércio e outros segmentos, promovendo muito o desenvolvimento da Serra Gaúcha”, avaliou Felipe Gremelmaier.

No encontro na UCS também foi tratada a importância da competição na inclusão e interação entre surdos e ouvintes. Os jogos deverão atrair para a região serrana cerca de 10 mil pessoas, sendo 4,5 mil atletas de 116 países.

Surdolimpíadas
Esta será a primeira edição em um país da América Latina

As Surdolimpíadas terão disputas em 21 modalidades, na sede Caxias do Sul e nas subsedes de Farroupilha, Flores da Cunha e Bento Gonçalves.

O Comitê Plural comunicou o adiamento da competição, de dezembro deste ano para os dias 1º a 15 de maio de 2022. A medida se deve às restrições causadas pela pandemia de Covid-19.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador Felipe Gremelmaier/MDB/ Câmara Municipal de Caxias do Sul
Font Resize