Belgo Bekaert passa a ser membro da Rede Empresarial de Inclusão Social pela Empregabilidade de Pessoas com Deficiência

A Belgo Bekaert, líder brasileira na transformação de arame, assinou o Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência e passa a integrar o Grupo Diretor da Rede Empresarial de Inclusão Social pela Empregabilidade de Pessoas com Deficiência (REIS).
A assinatura reforça o compromisso da empresa com sua jornada de Diversidade e Inclusão. O evento foi realizado de forma remota, com a tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por parte da Belgo, participaram da solenidade o CEO, Ricardo Garcia, o Diretor Industrial, Stephan Ghysels, a Gerente de Diversidade e Inclusão, Luciana Macedo, as representantes do Grupo de Afinidade de Pessoas com Deficiência, Luana Werneck e Alessandra Carmo. A REIS foi representada por Silvia Tyrola e pela consultora e fundadora do Instituto Modo Parités Ivone Santana.

Promovendo cada vez mais a acessibilidade, a Belgo Bekaert também acaba de anunciar que o seu site institucional conta com a Maya, assistente virtual tradutora de Libras. Segundo o Hand Talk, aplicativo tradutor de Libras que desenvolveu a tecnologia, apenas 1% dos sites brasileiros oferecem este recurso de acessibilidade.

Outra novidade relacionada ao tema é a parceria recentemente firmada com a empresa Oportunidades Especiais, para facilitar o acesso de pessoas com deficiência às vagas abertas nas nove unidades no Brasil. O programa também oferece consultorias especializadas e cursos gratuitos de Libras para a capacitação de todos os empregados. Atualmente a Belgo Bekaert possui um Grupo de Afinidade composto por 50 pessoas que desenvolvem estratégias e ações voltadas para a Pessoa com Deficiência.

Com a assinatura do Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência, a empresa se compromete a aderir aos cinco compromissos da iniciativa: engajar a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos da pessoa com deficiência; desenvolver políticas voltadas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização; promover um ambiente inclusivo e acessível; comunicar e educar sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência; e incluir a questão da deficiência na estratégia da empresa, bem como no planejamento de produtos e serviços.

“É muito importante trazer este tema para a discussão interna e com a sociedade. Fazer parte de movimentos como este nos ajuda e fortalece. É um marco para a história da empresa e representa nossa vontade de evoluir e melhorar como empresa, com um ambiente inclusivo e acolhedor”, afirma a Gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Bekaert Luciana Macedo.

Sobre a REIS
Criada em 2012, a REIS tem o propósito de promover um ambiente de negócios mais inclusivo para transformar positivamente a vida das pessoas com deficiência. Para isso, reúne empresas e especialistas que, além de se comprometerem com a pauta da inclusão e acessibilidade, compartilham práticas e experiências adquiridas com a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Neste ano, além da Belgo Bekaert, o Grupo Diretor é composto pelas empresas Accenture, Carrefour, EY, Microsoft, JLL, RaiaDrogasil, Natura, Serasa Experian, Sodexo, TozziniFreire Advogados, 3M, Telefonica Vivo, Atento do Brasil e ArcelorMittal.