Biblioteca Central do Pará inaugura novo Espaço Braille

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (BC-UFPA) realizou uma programação especial para a inauguração do novo Espaço Braille, que é destinado aos discentes, docentes e técnicos com deficiência visual,  da Universidade, e a pesquisadores e pessoas que atuam em estudos sobre o método Braille.

O atual Espaço Braille totaliza 98,50m² destinados à construção de três cabines amplas e equipadas para o estudo dos discentes com deficiência visual, uma sala para realização de serviços técnico-administrativos e para o armazenamento de livros, periódicos em Braille e audiobooks, e uma sala acústica para o serviço de execução das impressoras em Braille.

O lugar oferece serviços como pesquisas bibliográficas em sites, sistemas, plataformas e mídias digitais não acessíveis a pessoas com deficiência visual (PcDV); formatação e digitação de textos e trabalhos acadêmicos; download de documentos; impressão e formatação de documentos em fonte ampliada e em braille; acesso ao e-mail pessoal e institucional; leitura de textos impressos ou digitais; revisão ortográfica e correção textual; orientação na utilização das tecnologias assistivas e normas acadêmicas; descrição de figuras e imagens inseridas no texto, bem como de objetos, tabelas, quadros e gráficos; digitalização de livros impressos no formato PDF/A (acessível); conversão de documento no formato PDF/A ou imagem para outro formato acessível ao PcDV e correção textual.

“O papel social da BC está voltado ao fornecimento de suporte informacional para a produção do conhecimento com a finalidade de contribuir para uma educação de qualidade à sociedade, sem exceção. Sendo assim, a Biblioteca Central, por meio do Espaço Braille, dedica uma especial atenção às pessoas com deficiência visual, tornando acessíveis serviços e produtos de informação, a fim de minimizar os obstáculos enfrentados no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos discentes, docentes, técnicos administrativos da UFPA e também do público externo”, declara a diretora da Biblioteca Central, Célia Ribeiro.

Funcionamento no Bandeiramento Verde – As atividades da BC estão sendo realizadas, integralmente, na modalidade presencial, em concordância com a divulgação do boletim do Grupo de Trabalho do Coronavírus, divulgado no dia 18 de outubro de 2021, no horário das 8h às 20h. O funcionamento da Biblioteca Central respeita todos os protocolos de biossegurança da bandeira verde, como uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento social para evitar aglomerações.  Os balcões de atendimento ao público também contam com a proteção de barreira de acrílico.

Durante este bandeiramento, os atendimentos no Espaço Braille são feitos por ordem de chegada, com agendamento presencial ou remoto, pelo e-mail bcbraille@ufpa.br. 

O horário de funcionamento do Espaço Braille é das 8h às 20h, de segunda a sexta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA