Brasil é Campeão Mundial de Futsal Down !!!

Esta foi a segunda edição do Campeonato Mundial de Futsal para atletas com Síndrome de Down. Em 2018, na primeira edição, em Portugal, a Itália levantou a taça.

Desta vez, aqui no Brasil, no interior de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto/SP, os meninos brasileiros encantaram e se tornaram campeões mundiais. Foi um show de bola, garra, técnica, transpiração e inspiração.

O título veio após os brasileiros vencerem a nossa arquirrival no futebol: a Argentina, na final, pelo placar suado de 7 a 5, no Ginásio da Cava do Bosque.

A seleção brasileira chegou ao placar de 5 a 1. Os argentinos até encostaram no marcador, mas a superioridade dos meninos do Brasil foi muito maior. O destaque da partida foi o jogador Renato, que marcou 5 vezes na final e foi eleito o melhor atleta da competição. O goleiro Rafael também foi escolhido como o melhor goleiro do mundial.     O Brasil terminou sua campanha no Mundial 2019 invicto. Foram 5 vitórias. Venceu a Argentina na estreia por 5 a 2. Já contra o Chile, o placar foi de 7 a 2.

Contra Portugal, a seleção venceu por 8 a 5 e na semifinal, goleou o México por 8 a 2.

A final foi emocionante. O Brasil venceu pela segunda vez a Argentina na competição: 7 a 5.

O técnico da Seleção foi Cleiton Monteiro, que contou com os auxiliares: Cléber Oliveira e Demétrius Nogueira. O chefe da delegação brasileira foi Guilherme Russo.

Sagraram-se campeões os seguintes atletas:

Goleiros – Rafael Cavalcante, Danilo Polo e Fabiano Guesti.

Alas – Juan Nascimento, André Bortletto e Edson Junior.

Fixos – Paulo Amaral, Erico Eda e Matheus dos Santos.

Pivôs – Renato Gregório, Caio Batista e Júlio Silva.

Parabéns a todos os atletas, comissão técnica e aos familiares e amigos, apoiadores e patrocinadores, e todos aqueles que ajudaram, cada um à sua maneira, para que esses meninos de ouro pudessem trazer a taça do mundial para o nosso País. Mais do que campeões, mais do que vencedores, eles são verdadeiros heróis !