Brasil estreia nos Jogos Paralímpicos de Inverno 2022 e Aline Rocha fica em 7º na prova longa de cross-country

Os seis atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 estrearam na noite deste sábado, dia 5, e madrugada de domingo, dia 6 (horário de Brasília), no evento.

No esqui cross-country, na prova longa feminina (15 km), a paranaense Aline Rocha foi a única representante do país e fez história na cidade de Zhangjiakou, 180 Km a noroeste da capital chinesa. Ela terminou a disputa em um inédito 7º lugar e alcançou a sua melhor participação em Jogos Paralímpicos de Inverno.

Foram 9 atletas que estiveram na prova longa e o pódio foi formado pela chinesa Yang Hongqiong, ouro e pela norte-americana Oksana Masters, prata, além da também chinesa Li Panpan com bronze.

O resultado de Aline nesta madrugada é o segundo melhor do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno

Cristian Ribera conseguiu ser o melhor entre os quatro brasileiros na prova longa (18 km) do esqui cross-country, com a 14ª colocação.

O paulista Guilherme Rocha fechou a prova em 19º lugar, seguido pelo paraibano Robelson Lula, 20º. O também paulista Wesley dos Santos terminou a disputa na 22ª posição (58min23s5).

Ao todo, 25 atletas iniciaram a prova masculina. A medalha de ouro ficou com o chinês Zheng Peng, que fez dobradinha com o seu compatriota Mao Zhongwu, medalhista de prata. O bronze foi para o canadense Collin Cameron.

Snowboard

Já no snowboard cross, o gaúcho André Barbieri disputou as qualificatórias, para atletas com deficiência em uma ou ambas as pernas, no início da madrugada de domingo. Entre os 15 participantes, André fez o 13º melhor tempo. O gaúcho disputará as finais da prova.

Confira a programação completa dos atletas brasileiros até o fim dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 e onde assistir:

Segunda-feira, 7 de março

0h30 – Finais do snowboard cross

Flashes no SporTV 2

Terça-feira, 8 de março

23h – Classificatórias do esqui cross-country masculino e feminino sprint (Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos).

Ao vivo no SporTV 2

Quarta-feira, 9 de março

1h – Semifinais e finais do esqui cross-country masculino e feminino sprint.

Ao vivo no SporTV2

Sábado, 12 de março

1h – Finais do snowboard banked slalom (André Barbieri).

Flashes no SporTV 2

1h30 – Finais do esqui cross-country masculino e feminino média distância (Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos).

23h – Revezamento misto do esqui cross-country. Ao vivo no SporTV2

Domingo, 13 de março

9h – Cerimônia de encerramento

Ao vivo no SporTV2