Capoeira, luta que promove inclusão

O vídeo que mostra aulas de capoeira, além de depoimentos de mães e de jovens com deficiência foi gravado na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), na cidade de São Paulo.

São 6 minutos de informação e emoção:

https://www.youtube.com/watch?v=hCeyncIu1dE

Assine nossa Newsletter

Newletter

Ele faz parte da série de vídeos “Vida em Movimento”, produzida pelo Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas (www.amankay.org.br). São 25 vídeos sobre Esporte Adaptado e outros temas relacionados à Inclusão de Pessoas com Deficiência, gravados em 2006 – e que continuam atuais.

“Esta foi a primeira de documentários brasileiros a ter audiodescrição. Ela nasceu da constatação da realidade observada no ambiente escolar em todo o país: o preconceito, a discriminação ou até mesmo a exclusão enfrentados por crianças e jovens com deficiência nas escolas comuns, da rede pública e privada, acentuando a condição de ‘diferentes’ e contribuindo para ‘deficientizá-los’ perante colegas, professores e eles mesmos”, afirma Marta Gil – Socióloga, Coordenadora Executiva do Amankay e consultora na área de Inclusão de Pessoas com Deficiência.

A maioria dos professores é favorável à inclusão de alunos com deficiência. Porém, sentem-se inseguros e não conhecem materiais que possam apoiá-los.

A série contribui para mudar este estado de coisas, pois traz experiências positivas, informações de qualidade e depoimentos de pessoas com vários tipos de deficiência, familiares, amigos e profissionais, que são estimulantes e inspiradores.

Diferenciais da série

< Utilização de todos os recursos de acessibilidade existentes: audiodescrição; Libras (língua brasileira de sinais); legendas;

< Mostra o protagonismo das Pessoas com Deficiência.

Realização: CNI/Confederação Nacional da Indústria, Departamento Nacional do SESI e Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas.

Parcerias: Instituto Vivo, Estúdio Laramara, Planeta Educação e Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SEPED), da Prefeitura da Cidade de São Paulo.