Chegou o certificado de comprovação para pessoas com deficiência

Chegou o certificado de comprovação para pessoas com deficiência

O governo federal lançou no dia 21 de março último, o CADASTRO-INCLUSÃO. É uma ferramenta que possibilitará a emissão de um certificado para comprovar a situação de pessoas com deficiência. Desta forma, o cidadão não precisará mais reunir diversos documentos para ter acesso a políticas públicas. A certidão já está disponível por meio do aplicativo Meu INSS.

O cadastro foi lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento de lançamento contou com a presença da ministra Damares Alves e a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A ferramenta vem para reduzir a burocracia no requerimento de benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de atestados para concursos públicos.

A ferramenta foi idealizada em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Dataprev e o Ministério da Economia.

Pelo celular ou computador, através do aplicativo, pessoas com deficiência que moram em rincões mais distantes no Brasil, às vezes até com 7 h de barco de distância de uma cidade maior, agora vão poder fazer seu cadastro num CLICK, pela internet, sem ter que se deslocar. A medida visa reduzir a burocracia e poderá ser usada em concursos públicos também. A notícia veio da Agência Brasil.

Basta agora acompanharmos para ver se, na prática, ela vai funcionar tão bem assim. Vamos torcer para que dê tudo certo !