logo revista reação
Pesquisar

Cinema nacional vai contar a história de um Surdo !

Por: hallak

O cinema brasileiro lançará em breve na telona uma emocionante história de Inclusão. Trata-se da trajetória do ex-jogador de futebol Julio Cesar de Souza. O ex-atleta fez parte do time do Corinthians que sagrou-se Bicampeão Paulista 1982/83, em plena Democracia Corinthiana e teve passagens também pelo Palmeiras, Comercial de Ribeirão Preto/SP, Seleção Brasileira e Europa, até perder totalmente a audição após encerrar a carreira.

A partir daí, Julio Cesar usou seu conhecimento no esporte e principalmente no futebol para criar uma metodologia única que desenvolve habilidades múltiplas na criança Surda. Desenvolveu um Projeto vitorioso, reconhecido e premiado como melhor do Brasil na área da inclusão pela Prefeitura de São Paulo/SP e que até hoje beneficia mais de 200 mil crianças surdas através da aula de educação física escolar. Tais feitos rendeu a Julio Cesar o convite do CONADE para tornar-se Embaixador da Pessoa com Deficiência há 10 anos.

O ex-jogador escreveu um livro contando sua trajetória vitoriosa chamado “Jogadas da Vida”, mesmo nome do instituto criado por ele para atender crianças Surdas. Ele também é palestrante motivacional, de inclusão e superação para empresas. Não bastasse tudo isso, Julio Cesar aprendeu tocar piano depois de ter ficado surdo e compôs várias músicas já gravadas e uma sinfonia erudita chamada “Concerto Jogadas da Vida”, que conta através da música, as emoções que vivenciou durante sua vida.

Ele tem apresentado sua sinfonia por todo Brasil acompanhado de seu maestro e orquestra sinfônica. Surdo ao piano e compondo, lhe rendeu algumas comparações e alguns o chamam de Beethoven brasileiro.

A história de Julio contada em seu livro e sua superação chamaram a atenção de diretores e produtores de cinema brasileiros e até do exterior. Segundo ele, o projeto de cinema está em fase de pré-produção. “Estamos nos reunindo e traçando o caminho para o roteiro do filme, afinal é muita história. A produção contará minha vida de garoto brasileiro, porém nascido no Chile, o drama da minha mãe na minha gravidez, minha trajetória como jogador, a surdez e o projeto para surdos que desenvolvi nas escolas… E ainda estamos vendo como vai ficar a parte da música, o pianista e compositor surdo”, conta Julio. Muito animado com o projeto, ele conta que em paralelo ainda este ano, será iniciada a captação dos recursos financeiros para a realização do filme. “Sei que o processo de realizar uma obra cinematográfica no Brasil é um processo longo e cheio de obstáculos, mas estamos preparados para isso e a história merece. Espero também poder contar com o apoio do governo nesse projeto e da iniciativa privada, pois não será somente um filme comum, ele tem a função de levar informação à sociedade e ao universo da pessoa com deficiência, tem uma proposta de superação e virá para  mostrar a todos que, quando fazemos algo com amor e perseverança, podemos ir muito além dos nossos sentidos, independente das deficiências ou não”, finaliza Julio Cesar.

Vamos aguardar novidades sobre o filme !

Pular para o conteúdo