Circuito Brasil Loterias Caixa chega ao Espírito Santo com participação de medalhista paralímpica

Foto: Alê Cabral/CPB

A menos de 200 dias para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, mais de 400 competidores de atletismo e natação estarão em ação na capital capixaba na etapa regional Rio-Sul a partir deste sábado, 8

 

Com a presença de medalhistas paralímpicos e do Parapan, a cidade de Vitória, no Espírito Santo, recebe neste fim de semana, 8 e 9 de fevereiro, a etapa regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa de atletismo e natação. A competição conta com mais de 400 inscritos, sendo 267 em disputas na pista e no campo e 134 na piscina. A competição acontece logo após a marca dos 200 dias que antecedem os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, celebrado no dia 7.

A fase Rio-Sul é a oportunidade que os atletas do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm para atingir os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o que garante vaga nas etapas nacionais do Circuito Brasil Loterias Caixa.

Entre os destaques, a nadadora cearense Edênia Gárcia, 32 anos, que participa do Movimento Paralímpico há 19 anos, competirá na etapa Rio-Sul. A medalhista paralímpica em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012 já atingiu o índice qualificatório estabelecido pelo Departamento Técnico do CPB como critério de convocação para as Paralimpíadas do Japão.

“Como estamos no início do ano, a cada dia mais perto dos Jogos, é importante se manter em ritmo de competição. A regional faz parte disso, uma forma de eu me manter em alto rendimento e estar próxima das minhas melhores marcas. A gente coloca em pratica o que faz nos treinos, vê todos os detalhes das provas. Porque preciso estar atenta para chegar em Tóquio o melhor possível”, aponta.

Edênia nasceu com doença de Charcot-Marie-Tooth, também conhecida como atrofia fibular muscular, que afetou os movimentos das pernas. A veterana que compete pela classe S3, conquistou o ouro nos 50m costas e o bronze nos 100m livre no Mundial de Natação de Londres, em setembro de 2019.

O corredor Yagonny Sousa, que faturou a prata nos 1.500m da classe T46 nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e a nadadora Dayanne Silva, prata nos 50m borboleta da classe S6, também em Lima, também estão entre os inscritos na competição em Vitória.

A capital Capixaba também sedia, nesta sexta-feira, 7, o segundo Desafio CPB/CBAt da temporada 2020. O evento será realizado no Centro de Educação Física e Desportos da UFES e contará com 110 atletas, com e sem deficiência. Entre os atletas paralímpicos estão: Vitor de Jesus, prata nos 200m T37 no Mundial de Atletismo Dubai 2019, e Fabrício Ferreira, bronze nos 100m T12 também em Dubai.

Nas sedes da regional Rio-Sul, o CPB arrecadará alimentos não perecíveis para doar às famílias que sofreram com inundações causadas pelas recentes chuvas no estado.

Esta será a segunda etapa regional do Circuito Brasil Loterias Caixa 2020. A primeira foi a regional Centro-Leste, que ocorreu em Brasília no último fim de semana. Já Recife, sediará a etapa Norte-Nordeste nos dias 14 e 15 de março, com as três modalidades (atletismo, halterofilismo e natação), enquanto a quarta e última fase regional São Paulo, que acontecerá no CT Paralímpico, na capital paulista (4 e 5 de abril).

Font Resize