Claudio de Castro Panoeiro é o novo Secretário Nacional das Pessoas com Deficiência

O Diário Oficial da União desta sexta-feira, 17, publica a Portaria assinada por Ciro Nogueira Lima Filho, atual Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República com a nomeação de Claudio de Castro Panoeiro para exercer o cargo de Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Na mesma portaria Priscilla Gaspar, que até então ocupava a pasta, foi nomeada para exercer o cargo de Diretora do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Nacional.

Até o fechamento desta matéria, a Ministra Damares Alves e nem a 1ª Dama Michele Bolsonaro haviam comentado a troca de Priscilla Gaspar por Claudio de Castro.

Claudio de Castro Panoeiro é jurista e ocupava a função de Secretário Nacional de Justiça, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública desde junho de 2020.

O atual Secretário Nacional nasceu com uma doença autoimune e degenerativa da retina chamada retinose pigmentar. O problema começou a se manifestar quando ele ainda tinha dois anos de idade. Aos 17, Cláudio já não enxergava mais. Ele estudou em uma escola convencional do Rio de Janeiro até os 10 anos e fez sua graduação em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A mudança ocorreu poucos dias antes do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, próxima terça-feira.