Colhendo superação !

Romildo Klein é cadeirante. Ele é operador de máquina. Vive num assentamento em Piratininga, distrito de Nova Ubiratã/MT e divide o serviço de plantação de milho e soja com o pai, desde o preparo da terra para plantar até a colheita.

Vamos falar de colheita… É assim que tudo começa para Romildo. Ele e o pai, enquanto um colhe o outro transporta de caminhão até o silo. Em 2018 foi quando ele subiu na parte mais alta da colheitadeira para fazer ajustes de regulagem e escorregou, caiu de costas no chão, perfurando seu pulmão e quebrando a coluna em T3 e T4, comprimindo a medula. Era um lugar distante de tudo… Seu pai saiu em busca de ajuda para fazer o socorro e encontrou um vizinho que veio ajudar. Levaram Romildo em um veículo simples até um posto de saúde mais próximo e de lá ele seguiu de ambulância para a cidade de Sorriso/MT.

Em um período de 3 dias foi feita a fixação da coluna, depois de melhoras foi para o Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília/DF, fazer fisioterapia de reabilitação e exames, aprender a viver na cadeira de rodas.

Romildo diz que agora aguarda para ver se volta a andar ! Somente Deus que sabe, não é verdade ?

Ele faz fisioterapia de manhã e à tarde vai para a roça colher. “É o que sei e gosto de fazer desde criança até hoje, com meus 34 anos de idade”, conta Romildo. Enquanto aguarda ansioso a sua recuperação. Ele e uns amigos fizeram umas adaptações em uma rampa improvisada no trator. Assim, o agricultou subiu na máquina colheitadeira para voltar a trabalhar e com uma simples adaptação nos comandos, já consegue colher normalmente.

O rapaz está adorando conseguir continuar fazendo o que sempre fez desde menino. Assim, ele consegue realizar umas 4 horas de trabalho por dia e está feliz. Mas mesmo assim, ele faz questão de deixar sua indignação: “agora que estou paraplégico,  tudo que necessito é muito caro e recebo pouco apoio de entidades e do governo. Principalmente para quem mora mais longe dos grandes centros”.

            No seu dia a dia, no interior do Brasil, trabalhando e produzindo, Romildo é um exemplo de vida e de ser humano. Parabéns Romildo e a todos nós !


Font Resize