Colunista da Revista REAÇÃO, Romeu Sassaki lança Projeto “Sociedade Inclusiva”

Romeu Sassaki

Um dos principais colaboradores da REVISTA REAÇÃO – com 132 artigos publicados desde a primeira edição, Romeu Kazumi Sassaki, consultor de inclusão social em educação, trabalho, terminologia e outros temas de pessoas com deficiência lança, nesta segunda-feira, 20/07, o projeto “Sociedade Inclusiva”, que ocorre de forma virtual, pela plataforma https://apoia.se/

“Acredito que cheguei hoje à sua presença graças às oportunidades que tive o prazer de desfrutar no passado, quando nos conhecemos em pessoa ou online. Ou então quando você me convidou para dar palestras, ministrar cursos, e/ou prestar consultoria, no contexto de seus serviços de capacitação de pessoal que atue em uma, algumas ou todas as seguintes áreas de referentes a pessoas com qualquer tipo de deficiência: Acessibilidade em Sete Dimensões; Adaptações Razoáveis; Altas Habilidades; Artigos Diversos de Inclusão; Categorias e Tipos de Deficiência; Mídia em Geral; Dados Estatísticos de PcD; Datas Comemorativas; Defesa de Direitos de PcD; Documentos Mundiais; Educação Inclusiva em Perguntas; Emprego Apoiado; Estudantes e Professor de Serviço Social; Exclusão+Segregação+Integração+Inclusão; Inteligências Múltiplas e Estilos de Aprendizagem; Lazer e Turismo; Lei de Cotas no Mercado de Trabalho; Modelos Médico e Social da Deficiência; Ordenamentos Jurídicos Federais; Reabilitação Profissional; Tecnologias em Geral; Terminologia na Área das Deficiências e Transporte e Mobilidade Urbana e Rural”.

Segundo Romeu Sassaki, “tenho transitado nos últimos 60 anos como profissional, voluntário e estudioso nas áreas acima listadas. E sempre percebi que muitas pessoas não tinham acesso aos meus textos, pois foram publicados em diversos meios, muitos deles esgotados e de difícil pesquisa. Por esse motivo, neste projeto irei compilar e republicar, com comentários atuais, variados textos que considero ainda significativos pelo valor histórico, pois demonstram a evolução dos temas, ou por serem discussões ainda atuais”.

O projeto é formado por quatro temas.

1.    Artigos Diversos de Inclusão, selecionados dentre os exatos 132 artigos publicados na Revista REAÇÃO, da qual sou articulista permanente desde a edição nº 1 (1998) até a nº 132 (2020). O diretor executivo da revista, Rodrigo Rosso, cedeu gentilmente para este projeto os direitos de publicação de todos os meus artigos.

2.    Lei de Cotas no Mercado de Trabalho, compilação de matérias jornalísticas, não escritas por mim, mas que juntei desde 1960, quando foi aprovada a primeira lei federal de cotas laborais de pessoas com deficiência no Brasil (não é a Lei nº 8.213/1991). Várias matérias estão sendo selecionadas para abrir espaço aos meus comentários atuais e futuros.

3.    Educação Inclusiva em Perguntas, baseada nas respostas que dei ao vivo durante minhas palestras sobre o tema ao longo dos últimos 25 anos. As filipetas com as perguntas da plateia foram recolhidas ao final de cada palestra e, agora, para este projeto, agrupei-as pelo critério da semelhança entre elas a fim de acrescentar comentários por grupo.

4.    Estudantes e Professor de Serviço Social, fundamentada em cartas que escrevi em resposta a perguntas de meus estudantes. O texto foi fundamentado nas respostas que dei por escrito às cartas que meus estudantes entregaram ao longo de cada ano letivo, expondo seus sentimentos e pensamentos sobre as aulas, assim como sobre suas decisivas posturas de enfrentamento às situações vividas.

“Neste primeiro momento, o projeto se concentrará nos dois primeiros temas e posteriormente irei iniciar os dois seguintes. Esta campanha é ‘contínua por mês’, ou seja, você apoia mensalmente com o valor escolhido, sem valor máximo e podendo alterar ou cancelar a qualquer momento. A partir de R$15,00 você receberá mensalmente três novos textos produzidos no projeto. Pretendo enviar os textos sempre na primeira quinzena de cada mês. Na última semana de cada mês, oferecerei aos apoiadores uma breve apresentação online sobre os textos recém-entregues. Os apoiadores que recebem os textos podem enviar perguntas antecipadamente para que algumas sejam respondidas durante a referida apresentação”, afirma Romeu Sassaki.

A campanha não tem prazo planejado para se encerrar. De acordo com o autor do projeto “pretendo continuá-la se ela se mostrar viável ou enquanto os temas escolhidos estiverem em pesquisa e gerarem material para os apoiadores. Desta forma, solicito que você se torne meu/minha apoiador no projeto que venho desenvolvendo para fazer chegar até você, pela via digital, os materiais a que me referi, tanto os já existentes quanto os que estou produzindo e/ou produzirei. Você também estará contribuindo com meu desejo de que um dia uma parte destes materiais se tornem novos livros para nossas comunidades inclusivas”.

Para participar do projeto, acesse apoia.se/romeusassaki