Com Marcelo Werner, Presidente da Câmara de Itajaí/SC, parlamento avança para acessibilidade

Ao contrário do que muitos legislativos e executivos estaduais fazem, a Câmara Municipal de Itajaí, em Santa Catarina, tem um ritmo diferente. Desde a posse de Marcelo Werner, com deficiência visual, a sociedade passou a conviver com passos largos para a real acessibilidade.

No site da Casa –  www.cvi.sc.gov.br, por exemplo, todas as fotos possuem as descrições #ParaTodosVerem.

O vereador Marcelo Werner, possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí. O atual Presidente e vereador da Câmara de Vereadores de Itajaí nasceu no bairro Limoeiro, em Itajaí. É casado com a psicóloga Rosenilda Ribeiro Werner e pai da Maria Marcelli Werner. Nas redes sociais o vereador compartilha momentos de descontração e lazer com a família, além de dar transparência às ações como vereador e Presidente do Legislativo.

Marcelo foi coordenador do Paradesporto na Fundação Municipal de Esporte e Lazer e coordenou ações sociais da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST/SC), em 2015. Atualmente, é vice-presidente da Federação Catarinense de Entidades de Cegos.

Iniciou sua trajetória na política em 1992, quando frequentava o ensino fundamental no Colégio Carlos Fantini, no bairro Limoeiro, na zona rural de Itajaí.

Mas foi em 2008 que exerceu o primeiro mandato como vereador, quando foi eleito com 1909 votos e entrou para a história do município de Itajaí, como o primeiro vereador com deficiência visual.

Na eleição de 2016 foi reeleito atuando até o final do mandato em 2020. Desde os primeiros passos dentro da política, quando lutava pelos direitos dos estudantes, ainda no ensino médio, o vereador sempre esteve na “luta para a igualdade e a valorização das pessoas com deficiência”.

Nas redes sociais, o vereador afirma que “suas principais motivações são sua família e lutar pelos interesses das pessoas” , e “vê na política a força motriz para essa mudança”. Diz que “quer fazer parte da construção de uma sociedade com mais igualdade, oportunidade e justiça”. Diz ainda que “vê em sua filha Maria, a motivação para lutar e trabalhar por essa sociedade mais humana”.

Em 2021 entrou mais uma vez para história de Itajaí, quando ao tomar posse do seu terceiro mandato como vereador, foi escolhido pela maioria dos demais vereadores como o Presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí. “Uma conquista da democracia, que se estende a todas as pessoas com deficiência e pessoas que lutam por mais inclusão social, representatividade e pluralidade na política nacional”, comenta Marcelo. Ele preside, ao menos, duas sessões ordinárias semanais no legislativo de Itajaí.

Recentemente falou sobre os impactos sociais do coronavírus para as famílias de Itajaí. “Precisamos diminuir o impacto social. O meu compromisso é com as famílias de Itajaí, um pai e mãe de família não consegue ter paz, se não tiver comida na mesa”.

Ele também está envolvido diretamente na busca de convencer as Autoridades para a vacinação das pessoas com deficiência contra a COVID-19.  “Conversei com o deputado Pr. Jair Miotto para buscar acelerar o processo de vacinação. Minha luta é por todos, mas não podemos deixar de pensar nas pessoas com deficiências que são grupo de risco e estão vulneráveis nessa pandemia”.

 

Facebook: https://www.facebook.com/vereadormarcelowerner

 

Instagram: vereadormarcelowerner

Font Resize