Com volta aos escritórios mais próxima, empresas precisam repensar espaços para inclusão e diversidade

Bruno Mahfuz
O Guiaderodas é uma empresa de tecnologia a favor da acessibilidade. Nascido da necessidade de seu fundador, Bruno Mahfuz, cadeirante desde 2001, o Guiaderodas tem o objetivo de proporcionar uma vida mais autônoma e inclusiva para todos.

Com muitas empresas repensando o seu modelo de trabalho, o avanço da vacinação levanta o debate sobre a volta aos escritórios, mesmo que em sistema híbrido.

De acordo com um levantamento realizado pela It’sSeg, mais de 60% das empresas querem voltar ainda em 2021. E é diante desse cenário que a discussão sobre inclusão ganha espaço. A preocupação com a saúde e o bem-estar dos funcionários se torna prioridade, e as empresas podem aproveitar as adaptações dos espaços não só para o distanciamento social, mas também para garantir acessibilidade para os que precisam.

De acordo com Bruno Mahfuz, fundador do Guiaderodas, as adaptações para se adequar às orientações feitas pela OMS, como ventilação e separação de espaços são uma excelente oportunidade para pensarmos de forma mais acessível. “A preocupação com acessibilidade é algo que deveria fazer parte do DNA das empresas. Porém, para aquelas que ainda não estão adequadas, o momento é oportuno, uma vez que outras modificações já estão sendo feitas nos espaços”, explica.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,7% da população do Brasil é composta por pessoas com deficiência. A lei de cotas PCD assegura seus espaços no mercado de trabalho, porém apenas em companhias que contam com mais de 100 funcionários registrados. O que acontece é que empresas que não possuem essa obrigatoriedade nem sempre olham para esse lado.

Bruno ressalta ainda que quando se trata de acessibilidade, não estamos falando apenas em melhorar o espaço para pessoas com deficiência. Uma empresa acessível beneficia a todos, além de ser extremamente positivo quando incorporada a um espaço de trabalho. “A mudança não é só física, mas também cultural. Muitas empresas precisam entender que medidas de inclusão são necessárias e importantes para a evolução da instituição como um todo e também da sociedade”, reforça.

Já foi comprovado que empresas que se preocupam com seus colaboradores e proporcionam oportunidade para que todos possam contribuir possuem uma reputação positiva, além de serem instituições de desejo de muitos profissionais. Já são várias as organizações que entenderam que, muito mais do que o cumprimento de normas, acessibilidade é um diferencial estratégico para seus negócios. A Certificação Guiaderodas é um programa que aprimora e reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão, que já certificou empresas como: Mercado Livre, Banco Santander, KPMG, BR Properties, entre outros. A startup pretende certificar cada vez mais empresas que acreditam e defendem o propósito de inclusão e acessibilidade.

Sobre o Guiaderodas

O Guiaderodas é uma empresa de tecnologia a favor da acessibilidade fundada por Bruno Mahfuz, cadeirante desde 2001. A Certificação Guiaderodas auxilia empresas e empreendimentos a se prepararem para incluir todas as pessoas em seu quadro de colaboradores e frequentadores, estimulando e premiando a eliminação de barreiras de arquitetura e de atitudes. Além dos serviços destinados ao mercado corporativo, a plataforma, que inclui o Portal Guiaderodas.com e o App Guiaderodas, é um hub de informações e oferece ferramentas de consulta e avaliação da acessibilidade de locais.