Comissão promove seminário para comemorar 30 anos da Lei de Cotas para pessoas com deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promove seminário na segunda-feira (27) em comemoração dos 30 anos da Lei de Cotas para debater as oportunidades e desafios na empregabilidade da pessoa com deficiência.

O seminário ocorre às 10 horas, no plenário 5, com transmissão interativa pelo e-Democracia.

O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) é autor do requerimento para realização do evento. Ele afirma que a lei de cotas foi relegada a segundo plano. Para o deputado, infelizmente, ainda prevalecem o preconceito e a discriminação contra pessoas com deficiência. “Negar emprego, agir com preconceito ou alegar falta de qualificação profissional durante o processo de admissão de uma pessoa com deficiência são situações que retratam bem o perfil da empregabilidade para pessoas com deficiência no Brasil”, lamentou.

Confira a programação completa do seminário

 

Tema:
Seminário em Comemoração dos 30 anos da Lei de Cotas
Local:
Anexo II, Plenário 05
Início:
27/09/2021 às 10h00
Situação:
Convocada
Informações:
Seminário em Comemoração dos 30 anos da Lei de Cotas para debater as oportunidades e desafios na empregabilidade da pessoa com deficiência

Abertura
. Deputado Otávio Leite (PSDB/RJ)
. Deputada Rejane Dias (PT/PI)

I – Ações de governo para promoção da empregabilidade da pessoa com deficiência
. José Naum de Mesquita Chagas, Coordenador-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representando o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) (*)
. Representante da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia (ME)

II – Lei das Cotas – Principais Avanços e Desafios
. Rafael Giguer, Auditor Fiscal do Trabalho e Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre/RS (*)
. Edna Alegro, 3ª Vice-Presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi (FENAPESTALOZZI) (*)
. Adriane Reis de Araújo, Procuradora e Coordenadora Nacional da Coordenadoria de Promoção de Igualdade, de Oportunidades e Eliminação da discriminação no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) (*)

III – Emprego Apoiado – A importância de participação da família
. Iracema Aparecida dos Santos Ferreira, Coordenadora Nacional de Educação, Trabalho e Renda da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (FENAPAES) (*)

IV – A importância da aprendizagem profissional na empregabilidade da pessoa com deficiência
. Patrícia Siqueira, Auditora Fiscal do Trabalho, Especialista em Direito do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho do Estado de Minas Gerais/MG (*)

V – Empreendedorismo, novas tecnologias e pessoas com deficiência
. Cid Torquato, CEO do ICOM-Libras (*)
. Rodrigo Braga, Professor de Marketing Digital do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio de Janeiro (SENAC-RJ) (*)

Encerramento

LEGENDA:

( * ) Presença confirmada
( ** ) Não virá

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias