Computador em Braille ?

Para as pessoas surdocegas e algumas pessoas cegas necessitam desse equipamento para trabalhar e estudar com computador. Segundo Leonardo Gleison que é cego e mantem um blog sobre tecnologia – o Inclunet – esses displays Braille já existem há bastante tempo, desde a década de 80 nos EUA, mas sempre foram muito caros e necessitam de um treinamento especial para seu uso, e por isso, pouco acessíveis ao dia a dia das pessoas que precisam.

Ele converte textos em tempo real para o Braille. Normalmente a informação da tela leva a informação da tela para um teclado em Braille, onde os pontinhos vão se formando no dispositivo, permitindo a leitura para as pessoas com deficiências visuais. O equipamento mostra apenas uma linha de texto por vez. Para que tudo funcione, é preciso ter um software leitor de telas instalado no computador. O equipamento pode ser usado tanto em computadores de mesa e notebooks, como também nos dispositivos móveis, como tablets e celulares. Porém, a maioria também tem sistemas operacionais próprios que permitem anotações e até leitura de livros.

O equipamento tem vários botões de uso para navegação e outros acessos. O tamanho dos displays varia e possuem células de 8 pontos permitindo uso de sinais e letras maiúsculas, permitindo o uso do equipamento até para programadores de softwares.

Saiba mais: https://youtu.be/17M-6oHMRwQ