Comunicação alternativa no enfrentamento da pandemia de Covid-19

Revista Reação

Especial de Aniversário

*Por Samara Del Monte

Este ano está sendo marcado especialmente pelo isolamento social, que nos foi imposto pela pandemia do novo Coronavírus.

A ISAAC Brasil – International Society for Augmentative and Alternative Communication, que atua em 11 estados, teve várias ações de enfrentamento da pandemia Covid-19. Uma delas foi ter trabalhado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no projeto Comunicação Alternativa no Contexto Hospitalar – COVID19. Foram desenvolvidas pranchas de comunicação para atender pessoas, que por problemas respiratórios não conseguiam se comunicar pela fala, a expressar suas necessidades, seus sintomas, seus sentimentos. As pranchas foram espalhadas por vários lugares no Brasil e também traduzidas em outras línguas.

Outra iniciativa da ISAAC Brasil foi a campanha FIQUE EM CASA que foi vinculada nas redes sociais. E esta eu participei usando os símbolos Bliss que fazem parte da minha prancha de comunicação.

Os Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (CAA) são úteis em diversas situações. Resultam da utilização conjunta e coordenada da escrita simples, com um sistema de signos e símbolos enquanto estratégia para incentivar a comunicação, criando situações de interação. A escrita pictográfica tem ganhado cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, fazendo parte da comunicação, seja nas redes sociais, nos espaços de educação, cultura e até orientações em placas de sinalização, configurando, em muitos casos, uma linguagem universal.
Outubro é o Mês Internacional de Conscientização da Comunicação Alternativa, com diversos países engajados na campanha, cujo tema Bridging the Silence through Solidarity nos convoca a quebrar o silêncio através das diversas formas de comunicação, por meio da solidariedade.

Neste movimento, o tema desse ano da ISAAC Brasil foi definido: Viva a Comunicação Alternativa !

E assim com mais possibilidade de comunicação e distanciamento social vamos vencer essa pandemia !

* Samara Del Monte é jornalista, idealizadora da Revista Mais Eficiente, tem paralisia cerebral, é cadeirante, se comunica com símbolos bliss e escreve no computador usando capacete com ponteira.

E-mail: samarandresa@gmail.com

Font Resize