Confira a lista dos palestrantes do webinário sobre dados de pessoas com deficiência do Instituto Olga Kos de Inclusão

O Instituto Olga Kos de Inclusão realiza a partir desta segunda-feira, 13,  o “Webinário Nacional sobre dados e informações sobre deficiência”, nos dias 13,14 e 15 de setembro, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por intermédio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD).

O evento online visa debater o conceito de deficiência na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e sua incorporação nas pesquisas públicas brasileiras; a releitura dos dados e pesquisas sobre as pessoas com deficiência no Brasil e a criação do Índice Nacional de Inclusão Olga Kos da Pessoa com Deficiência, um sistema em desenvolvimento para identificar o grau de inclusão social das pessoas com deficiência no Brasil.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete compromissos para a construção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas com base no respeito pelos Direitos Humanos. “Isso ressalta o reconhecimento das pessoas com deficiência como atores-chave nesse processo e para isso é preciso ter um esforço coletivo para alcançar a plena inclusão”, explica a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscila Gaspar.

Com transmissão ao vivo pelas redes sociais @mdhbrasil, o encontro contará com recursos de acessibilidade para os participantes com deficiência, tais como: audiodescrição para pessoas com deficiência visual; legenda em tempo real e intérprete de Libras para surdos e pessoas com deficiência auditiva.

 

Confira a programação completa:

Data e horário: 13 de setembro – 09:00 – 12:00 (horário de Brasília).

O Conceito de Deficiência na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

ABERTURA: Damares Alves — Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

9h30 – Március Alves Crispim – Coordenador geral de Dados e Informações da Pessoa com Deficiência da SNDPD

10h00 – Claudio Panoeiro — Advogado da União e ex-secretário Nacional de Justiça

11h00 – Miguel Abud Marcelino — Professor da Unifase e pesquisador do Nippis – Icict/Fiocruz e Coppex/Unifase

Data e horário: 14 de setembro – 09:30 – 12:00 (horário de Brasília).

Censo e PNS. Releitura dos dados de Pessoas com Deficiência à luz das recomendações do grupo de Washington

9h30 – Representante do Ministro João Roma – Ministério da Cidadania

10h – Mariana Zílio — Chefe do Gabinete da Secretaria Nacional do Consumidor

10h30  – Juliana Queiroz — pesquisadora em Informações Geográficas e Estatísticas e Maíra Bonna Lenzi — analista de Pesquisa, ambas do IBGE.

11h00 – Cristina Rabelais — Pesquisadora em Saúde Pública e coordenadora do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social, vinculado à Fiocruz e à Unifase – Nippis/Fiocruz-Unifase.

Data e horário: 15 de setembro – 09:30 – 12:00 (horário de Brasília).

Índice Nacional de Inclusão Olga Kos da Pessoa com Deficiência

9h20 – Elizabeth Guedes — Presidente da Associação Nacional de Universidades Particulares (Anup)

10h20 – Maria Yvelônia e André Veras — Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania e Diretor de Benefícios Assistenciais, respectivamente.

10h50 – Raphael Callou — Diretor do Escritório da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

11h00 – André de Godoy — Diretor de Administração da Finep

11h20 – Natália Monaco e Paulo Nakamura — Pesquisadores do Instituto Olga Kos de Inclusão