Contagem/MG é destaque em inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A cidade de Contagem/MG alcançou 69,7% das vagas ocupadas, por pessoas com deficiência-PCDs, considerando a faixa etária de 18 a 64 anos. Os números são mais otimistas que os do Estado e foram disponibilizados pela Auditoria Fiscal do Ministério do Trabalho. O resultado reflete as ações desenvolvidas pela Prefeitura no sentido de sensibilizar o empresariado local quanto à importância da inclusão de PCDs no mercado de trabalho.

A secretária de Trabalho e Geração de Renda, Viviane França, comemora, mas ressalta que, além de abrir vagas, é necessário conscientizar para que a inclusão ocorra, na prática, dentro das empresas. “Mobilizamos todo o empresariado no “Dia D+”, conscientizando sobre a importância de, não só abrir as vagas para PCDs, mas de promover, de fato, a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. E Contagem se destaca no gerenciamento de vagas, justamente por ser um polo industrial e a nossa expectativa é de abrir cada vez mais vagas que, de fato, incluam todas as pessoas com deficiência”, afirmou.

A auditora do Ministério do Trabalho, Patrícia Siqueira, lembra que a inclusão é garantida por lei e que mesmo Contagem se destacando, ainda há muito a ser feito. “O art. 93 da Lei 8.213/91, conhecido como Lei de Cotas, prevê a obrigação de todas as empresas com cem ou mais empregados contratarem um percentual de pessoas com deficiência. Contagem tem um percentual de cumprimento da cota superior aos demais municípios e superior, inclusive ao Estado. Isso demonstra, realmente, que o município está bem à frente na questão de contratação de pessoas com deficiência, mas isso não quer dizer que a gente não tem muito a ser feito”, disse a auditora.

Diariamente, o Sine Contagem oferta vagas destinadas a esse público. Elas podem ser consultadas pelo link contagem.mg.gov.br/sine/

Os interessados nas vagas devem comparecer ao Sine Contagem/Centro de Integração Social (rua Coronel João Camargos, 56, Centro – esquina com a rua Padre Rossini Cândido e em frente à praça Tiradentes/antigo fórum da cidade), das 8h às 17h. É indispensável a apresentação das carteiras de trabalho e de identidade.

Fonte: http://www.contagem.mg.gov.br/