CPB abre inscrições para cursos online de iniciação em fisioterapia e psicologia

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua área de Educação Paralímpica, está com inscrições abertas para seus cursos online de iniciação em fisioterapia e psicologia. As aulas virtuais serão em julho e as matrículas já podem ser realizadas por meio do site exclusivo da Educação Paralímpica.

A programação terá datas, horários e conteúdos específicos para cada certificação. Os pré-requisitos são os mesmos para todos os participantes: já ter concluído o curso gratuito EaD Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, também realizado pelo CPB e ser aluno do último ano de graduação do curso escolhido ou profissional já formado.

 

Psicologia

O curso, desenvolvido em parceira com o GEPEN (Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências), da Unicamp, é voltada a profissionais formados em psicologia e estudantes do último ano do mesmo curso e será realizada entre os dias 12 e 16 julho, das 18h às 22h15. São 150 vagas oferecidas e as inscrições vão até 5 de julho por meio do site da Educação Paralímpica.

Os temas abordados no curso serão Aspectos psicológicos (cognitivos e emocionais), Movimento paralímpico, O movimento paralímpico no Brasil e no mundo atual, Trajetórias paralímpicas, Aspectos familiares e sociais da deficiência, Interdisciplinaridade no lidar com a deficiência: da escola ao alto rendimento, Deficiência congênita x adquirida: variáveis psicológicas, Desenvolvimento e bem-estar com deficiência por meio da prática esportiva, e Aspectos psicológicos da prática esportiva adaptada e paralímpica Parte I e II.

Esta turma terá como professores os profissionais Paula Fernandes, Fabrizio Rodrigues, Thiago Lourenço, Edilson Rocha (Tubiba), Luis Cavalli, Eliana Garcia, Leonardo Scarpato, Bruna Soares e Maria Cristina Miguel.

cursos

Fisioterapia

A certificação, voltada a alunos do último ano de graduação em fisioterapia e fisioterapeutas formados, será realizada nos dias 3, 10 e 17 de julho, das 8h às 18h. São 150 vagas oferecidas e as inscrições vão até 27 de junho por meio do site da Educação Paralímpica.

Os temas abordados no curso serão Aspectos clínicos da saúde, A fisioterapia: da reabilitação ao alto rendimento; abordagem das deficiências: física, intelectual e visual, Conceitos e dimensões do fisioterapeuta, Epidemiologia de lesões e avaliação em atletas paralímpicos, Prevenção de lesões, O espectro global x local dos exercícios terapêuticos, Intervenção de forma global, Fluxograma do setor de fisioterapia no CT, Fisioterapia no atletismo paralímpico, Fisioterapia na natação paralímpica, Vivências de um ex-atleta paralímpico e fisioterapeuta do CPB e Raciocínio clínico em casos práticos.

Esta turma terá como professores os profissionais Dr. Hésojy da Silva (CPB), Dra. Andressa de Mello (UFMG), Me. Marco Antônio Alves (Unisanta), Dra. Marília Passos (UFPA), Dr. Renan Alves Resende (UFMG), Dra. Ana Paula Ferreira (UFPE), Dr. Mauro Melloni (CPB), Me. Kamila Teixeira (CPB), Esp. Everton Araújo (CPB) e Dr. Luiz Carlos dos Santos (CPB).

Para mais informações ou dúvidas sobre novos cursos, os interessados podem enviar um e-mail para [email protected]br.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro