CPB e CBDN convocam delegação brasileira para Jogos Paralímpicos; conheça os atletas

Evento será disputado entre os dias 04 e 13 de março deste ano; Brasil levará sua maior delegação da história em uma edição da competição

 

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) convocaram os seis atletas do país que participarão dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022. A convocação foi feita na tarde desta quinta-feira, 13, em live transmitida pelas redes sociais (Facebook e Youtube) das duas entidades.

Os atletas convocados foram: Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Cruz Rocha, Robelson Moreira Lula e Wesley dos Santos, da modalidade esqui cross-country, além de André Barbieri, que disputará provas de snowboard.

O anúncio foi feito por Mizael Conrado, presidente do CPB, e Anders Pettersson, presidente da CBDN e que também será o chefe da missão brasileira em Pequim durante os Jogos. O evento está marcado para acontecer entre os dias 04 e 13 de março deste ano.

Mizael ressaltou que esta será a maior a delegação brasileira em uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno em toda a história: “Quero parabenizar todos os atletas. Todos nós sabemos as dificuldades. É muito difícil passar por um ciclo como esse e conquistar uma vaga em uma competição na neve. Há outros países com mais tradição. Começamos nossa participação apenas há oito anos e, hoje, já levamos seis atletas. Com certeza, eles vão viver um momento único e com a honra de representar um país de mais de 200 milhões de pessoas”, pontuou o presidente do CPB.

Pequim 2022 será a terceira vez que o Brasil participará dos Jogos Paralímpicos de Inverno. A primeira participação aconteceu em 2014, em Sochi, na Rússia, quando dois atletas do país estiveram no evento. Em PyeongChang, na Coreia do Sul, quatro anos depois, foram três representantes brasileiros.

O programa dos Jogos Paralímpicos de Inverno contempla as modalidades disputadas na neve (esqui alpino, esqui cross-country, biatlo e snowboard) e os esportes de gelo (para hóquei no gelo e curling em cadeira de rodas).