CPB promove 19 eventos esportivos em 74 cidades pelos próximos 25 dias

Atletas disputam prova de atletismo em uma das etapas do Meeting Loterias Caixa de 2021
Ale Cabral/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promoverá 19 eventos em 74 cidades de todas as regiões do país pelos próximos 25 dias.

Entre 19 de novembro e 12 de dezembro, o CPB organizará 16 Meetings Loterias Caixa em sete municípios (São Paulo, Sertãozinho, Araraquara, Aracaju, Recife, Natal e Fortaleza); as Paralimpíadas Escolares no CT Paralímpico, em São Paulo; o Festival Paralímpico Loterias Caixa, que acontecerá simultaneamente em 70 cidades brasileiras, e o Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Paralímpico no Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 10 mil crianças e atletas com deficiências deverão participar de todos esses eventos.

“É um período muito importante para os atletas com deficiência do país, visto que é a retomada de competições e festivais, com toda a segurança possível. São todos eventos importantíssimos do calendário do CPB, que deixam de forma clara toda a capilaridade e abrangência dos projetos do CPB em todo o território nacional”, disse Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco (para cegos) e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

 

Meetings Loterias Caixa

Os Meetings são uma atualização para a temporada 2021 dos tradicionais Circuito Loterias Caixa, que já eram realizados pelo CPB desde 2005. O CT Paralímpico, em São Paulo, será sede de seis Meetings – três de atletismo, um de natação e dois de halterofilismo – de 19 a 21 de novembro.

Serão três dias de competições em que jovens promessas do paradesporto nacional irão se reunir com alguns dos medalhistas brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ao todo, 493 atletas estão inscritos no evento, o que torna a etapa paulistana a maior de todas realizadas até aqui em 2021.

Após a etapa de São Paulo, o estado paulista ainda receberá competições em Sertãozinho (atletismo) e Araraquara (natação) no próximo dia 27. Depois, mais quatro estados sediarão uma etapa de atletismo, natação e/ou halterofilismo até o dia 12 de dezembro: Sergipe (Aracaju), Pernambuco (Recife), Rio Grande do Norte (Natal) e Ceará (Fortaleza).

Desde outubro até o encerramento no Ceará, dez estados e o Distrito Federal vão ter sediado ao menos uma etapa do Meeting Loterias Caixa em 2021. Todos os eventos têm sido realizados com os protocolos sanitários estabelecidos pelo CPB.

 

Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares 2021 vão acontecer entre os dias 23 a 26 de novembro no CT Paralímpico. É o maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar. São 851 atletas inscritos, oriundos de 24 unidades da federação – apenas Alagoas, Minas Gerais e Rondônia não terão representantes.

Neste ano, as Paralimpíadas Escolares contarão com a estreia do parataekwondo. A modalidade estreou no programa dos Jogos Paralímpicos em Tóquio 2020 e o Brasil conquistou três medalhas: um ouro, uma prata e um bronze.

De acordo com Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, a ideia das Paralimpíadas Escolares é estimular a prática esportiva competitiva entre os jovens, visando o alto rendimento. “Os estados querem competir. Não querem só participar. Por isso, cada unidade federativa selecionou os melhores atletas disponíveis para o evento no CT Paralímpico”, disse Ramon.

 

Festival Paralímpico Loterias Caixa

A terceira edição Festival Paralímpico Loterias Caixa ocorrerá no dia 4 de dezembro, das 8h30 às 12h, em 70 cidades brasileiras. A expectativa é que 7 mil crianças com deficiência participem das atividades.

Destinado a crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência, o Festival oferecerá três modalidades por sede e tem a intenção de mobilizar pessoas com ou sem deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.

“É uma ação lúdica para os jovens brincarem e entenderem como é prazeroso praticar esportes. Afinal, todos os participantes, independentemente das limitações, estarão lá pela diversão. Após o festival, certamente, os jovens irão procurar clubes e associações para se manterem ativos”, explicou Ramon.

O evento é uma iniciativa do CPB para celebrar o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro, mas por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e acompanhará o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro). Na edição deste ano, o Festival obedecerá a todos os protocolos sanitários.

 

Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Paralímpico

O Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Paralímpico 2021 também é uma iniciativa do CPB e tem o objetivo de desenvolver a modalidade no país. A competição ocorrerá de 3 a 5 de dezembro, no Centro Nacional de Tiro Esportivo, em Deodoro, no Rio de Janeiro.

A participação é limitada a atletas que sejam filiados a clubes de prática esportiva, devidamente cadastrados na base de dados do CPB, sendo que a idade mínima exigida é 14 anos. Os inscritos com menos de 18 anos só poderão disputar provas com armas de ar comprimido.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro