CPB realiza primeiras competições nacionais da temporada de atletismo e tiro esportivo neste fim de semana

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza neste fim de semana, 12 e 13 de março, as primeiras competições nacionais de atletismo e tiro esportivo da temporada 2022. Na pista e campo do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo/SP, vão competir mais de 200 atletas para a 1ª Fase Nacional de atletismo do Circuito Loterias Caixa. Já no Rio de Janeiro, 25 atiradores participarão do 1º Meeting Paralímpico Loterias Caixa de tiro esportivo.  

Após mais de 2 anos sem uma fase nacional do Circuito Loterias Caixa devido à pandemia da Covid-19, o atletismo retorna às pistas do CT Paralímpico, na capital paulista, com os melhores atletas nacionais. A última etapa da competição ocorreu no segundo semestre de 2019, também na casa do Movimento Paralímpico nacional.  

Ao todo, estão inscritos 230 atletas para este evento. Dentre eles, estão alguns medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, como os arremessadores Beth Gomes(F52) e Thiago Paulino (F57) e os velocistas Petrúcio Ferreira (T47), Thalita Simplício (T11) e Vinícius Rodrigues (T63).  

Neste primeiro semestre, ainda serão realizados o Campeonato Brasileiro, no mês de maio, e a 2ª Fase Nacional, em junho. Ambos ocorrerão no CT Paralímpico.  

Meeting Paralímpico de tiro esportivo  

Ao todo, o 1º Meeting Paralímpico Loterias Caixa de tiro esportivo deve receber 25 atletas em 12 provas em dois locais da capital fluminense. As provas de pistola e carabina serão realizadas na Escola Naval, no Centro, enquanto as disputas de tiro ao prato (trap) acontecerão no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, na Zona Oeste.   

A exemplo dos Meetings de atletismo, natação e halterofilismo, que são realizados pelo CPB desde o ano passado, a edição de tiro esportivo tem como objetivo desenvolver a prática esportiva no país, contribuir para o aprimoramento técnico da modalidade em disputa e proporcionar oportunidades de competição aos atletas de elite e novos valores do paradesporto brasileiro.  

De acordo com o coordenador-técnico do tiro esportivo do CPB, James Walter, o evento tem tudo para ser bem-sucedido, já que atletas de outras modalidades tiveram uma grande aceitação em relação aos Meetings organizados em 2021. “Além disso, é mais uma competição em que os brasileiros da nossa modalidade poderão atingir índices para outros torneios. Temos uma estrutura exemplar no Rio de Janeiro, nos dois locais de disputas, que se assemelha ao que vemos no exterior”, afirmou James.   

Serviço 


1ª Fase Nacional de atletismo do Circuito Loterias Caixa 
Local: Centro de Treinamento Paralímpico 
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo. 
Horário: sábado, das 8h às 17h, e domingo, das 8h às 13h.  

1º Meeting Paralímpico de Tiro Esportivo 
Local: Escola Naval no Rio de Janeiro 
End: Av. Alm. Silvio de Noronha, s/n – Centro, Rio de Janeiro 
Horário: sábado, das 9h às 16h, e domingo, das 9h às 16h.  

O paratletismo tem o patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
O tiro esportivo tem o patrocínio das Loterias Caixa.