Criado pela ONG Escola de Gente, o APP VEM CA recebe evolução tecnológica e ganha prêmio !

A ONG Escola de Gente, referência em inclusão e acessibilidade, será premiada na Zero Project Conference 2022, o mais reconhecido evento internacional em acessibilidade e inclusão, pelo aplicativo “VEM CA”, uma plataforma que promove o encontro entre quem precisa com quem oferece acessibilidade, comunicacional e física, para desfrutar de cultura, lazer e entretenimento. O evento será híbrido acontecerá na sede da ONU em Viena, Áustria, de 23 a 25 de fevereiro.

A Escola de Gente é a única ONG da América Latina contemplada 4 vezes (2014, 2016, 2019 e 2022) nesta premiação internacional, promovida anualmente, desde 2012. O júri do Award é composto por mais de mil especialistas de 186 países.

Para Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente: “a premiação reforça o quanto é fundamental investir em iniciativas inovadoras de inclusão e de acessibilidade que repercutam de forma global e possam ser disseminadas em qualquer país”.

Durante a pandemia, a Escola de Gente viu crescer a responsabilidade social do VEM CA, pela sua rara oferta de acessibilidade, e decidiu dedicar esforços para ampliar seu escopo. Hoje ele é uma plataforma de interação e de oferta de conteúdos e serviços plenamente acessíveis, gerando impacto positivo em um cenário de exclusão digital, desemprego e falta de alternativas de geração de renda para PcD.

Em janeiro de 2021, a Escola de Gente fechou parceria com a Triad Systems, empresa de tecnologia e inteligência de dados, para manutenção e evolução do APP. Foi implementado um Road Map para o relançamento internacional do VEM CA, que aconteceu em setembro de 2021, em um evento online do Rock in Rio Humanorama.

A nova versão também abrange projetos online e fomenta a geração de empregos e prestação de serviços. Por meio da parceria tecnológica a solução está hospedada em ambiente robusto e recebe suporte e continuidade de desenvolvimento.
O VEM CA já obteve resultados significativos:

– cerca de 21 mil downloads e a média de 500 usuários por mês, totalizando mais de 800 eventos cadastrados até hoje e 290 pessoas produtoras culturais inscritas. A plataforma possibilita que pessoas com deficiência, idosas ou empobrecidas se planejem para desfrutar da arte, de entretenimento e de conhecimento por meio de buscas cruzadas que envolvem 24 tipos de atividades culturais presenciais e online, e até 12 recursos de acessibilidade física e comunicacional.

Segundo dados da ONU, 80% das pessoas com deficiência vivem nas regiões mais pobres dos países em desenvolvimento, como o Brasil. Com a Covid-19, a população de pessoas com deficiência, assim como outras historicamente impedidas de circular pelo mundo digital, passaram a enfrentar a maior exclusão de suas histórias. A falta de acessibilidade comunicacional, associada à ausência de conectividade digital, transformou o isolamento social em uma condição sem precedentes de sofrimento psicológico e de risco à vida para grupos vulneráveis.

Ao todo são 76 projetos, de 35 países, que receberão a oportunidade de mostrar seu trabalho inovador na Conferência Anual do Zero Project em 2022, sendo citados no Relatório anual e compartilhados com especialistas em todo o mundo.

Parabéns mais uma vez à Escola de Gente, fazendo história na inclusão e também sua fundadora, Cláudia Werneck, uma batalhadora incansável !