Curitiba realiza Conferência para debater o cenário atual e futuro dos direitos da pessoa com deficiência

A Prefeitura de Curitiba, no Paraná, vai promover nos dias 27, 28 e 29 de outubro a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento será on-line, pela plataforma Zoom, e coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), da Fundação de Ação Social (FAS), e pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O tema da conferência deste ano é Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência. As reuniões serão no período da tarde, das 13h às 17h.

Para participar é necessário se inscrever pelo site do Conecta Curitiba da Prefeitura, pois os usuários precisam ter o cadastro e senha do site do e-Cidadão. O período de inscrições segue até 22 de outubro.

Podem participar da conferência todos os conselheiros natos do CMDPcD (titulares e suplentes), uma vaga para cada um dos seguintes conselhos: Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Contiba), Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM); Conselho Municipal de Saúde (CMS), instituições inscritas no CMDPcD, pessoas com deficiência e seus familiares, e demais servidores da Prefeitura.

Eixos de trabalho
A V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência será dividida em quatro eixos de trabalho: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência; Acesso das pessoas com deficiência para a construção de Políticas Públicas; Financiamento de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência; e Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

Programação
No primeiro dia da conferência, 27 de outubro, será feita uma palestra magna e a apresentação do tema e dos eixos que serão debatidos. No dia 28 serão feitas as deliberações, os trabalhos em grupos e a eleição dos delegados para a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

No último dia, 29 de outubro, será feita a plenária final, a homologação dos delegados para a Conferência Estadual e o encerramento