Denunciar violação de direitos das pessoas com deficiência (Disque 100) e agora com o Whatsapp

O Disque Direitos Humanos – Disque 100 é um serviço disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos, inclusive para as pessoas com deficiência. Agora as denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp (61) 99656-5008.

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabara de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.

Assine nossa Newsletter

Newletter

Qualquer pessoa pode reportar alguma notícia de fato relacionada a violações de direitos humanos, da qual seja vítima ou tenha conhecimento.

Por meio desse serviço, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos recebe, analisa e encaminha aos órgãos de proteção e responsabilização as denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população LGBT, população em situação de rua, entre outros.

O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100 ou encaminhar mensagem para o número disponível do WhatsApp.