Despedida da Relatora Especial da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Catalina Devandas Aguilar

Catalina Devandas

“Foi uma grande honra para mim servir como Relatora Especial durante um período que foi extraordinariamente intenso. Nestes seis anos, as Pessoas com Deficiência experimentaram conquistas sem precedentes enquanto comunidade global e como movimento de direitos humanos. Também foi um momento em que nossa determinação foi posta à prova: a pandemia COVID-19 teve um impacto virulento em nossas comunidades em todo o mundo. A crise global que vivemos é um forte lembrete aos estados e líderes em todo o mundo de que o único caminho a seguir para a humanidade é Abraçar a Diversidade #EmbraceDiversity e não deixar ninguém para trás”, afirmou a Relatora. 

Em 2014, Catalina Devandas se converteu na primeira Relatora Especial das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com deficiência, após ajudar a instalar o tema no seio do organismo internacional.

Antes trabalhava como encarregada do Programa de Alianças Estratégicas do Disability Rights Advocacy Fund e na unidade da Secretaria das Nações Unidas responsável da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD).

A advogada de origem costarriquense afirma que, desde a aprovação da CDPD em 2006, a situação deste coletivo melhorou. No entanto, considera que é necessário que os países continuem revisando sua legislação, um aspecto que no qual a Ibero-América “avançou consideravelmente em relação com o resto do mundo”. 

“Quero agradecer a todos que colaboraram comigo e contribuíram com seu tempo, conhecimento e esforços para lançar luz sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência em todos os cantos do nosso planeta. Minha mais profunda gratidão à comunidade de pessoas com deficiência por sua confiança, colaboração e apoio ao longo desses anos. Espero que o trabalho que temos feito juntos abra caminho para mais vitórias na luta por nossos direitos e dignidade nos próximos anos. Convido você a consultar o resumo do mandato aqui: https://bit.ly/2DDpCAy e o portal OHCHR (https://www.ohchr.org/en/issues/disability/srdisabilities), onde você pode encontrar todos os relatórios publicados durante minha gestão. Com gratidão e solidariedade”, afirmou Catalina Devandas.

Descrição da imagem: Card com foto em preto e branco de mulher ocidental em cadeira de rodas, conversando com uma mulher e 3 homens orientais. Texto em espanhol – um resumo do meu mandato como relatora sobre os direitos das pessoas com deficiência. #NoOneLeftBehind (Ningém fica para trás). Logotipo – Embracing Diversity (Abraçando a Diversidade).