Devo abrir um MEI ?

MEI

Não !

O Microempreendedor Individual é um personagem que foi inventado para abrigar aqueles trabalhadores que vivem ou viviam na informalidade e não possuem qualificação, nem direitos previdenciários.

São camelôs, vendedores ambulantes, pintores, encanadores, entre outros trabalhadores que tem baixa renda e não tem condições de sustentar o processo de formalização.

Com a formalização pelo sistema do MEI, esse trabalhador passa a ter o direito a aposentadoria por idade, além do benefício por incapacidade, com uma renda máxima de salário mínimo nacional 

Como culturalmente os brasileiros querem levar vantagem em tudo, diversos profissionais tentam driblar o fisco e fazem sua inscrição para obter cadastros de pessoa jurídica como MEI, mesmo não tendo as profissões mencionadas, com a intenção de adquirir o direito de emitir notas fiscais a custo zero e fazendo a contribuição previdenciária na alíquota de 5 % do Salário Mínimo nacional.

Ocorre que pouca gente tem conhecimento da área previdenciária, onde está previsto que o microempreendedor individual somente poderá se aposentar por idade e, com o valor máximo de 01 (um) salário mínimo.

Para ultrapassar essa marca do piso salarial, será necessário recolher a diferença até o equivalente a 20 % do piso salarial.

Desta forma, abrir o MEI relembra a frase que diz: “o barato que sai caro” !

Ressalvamos que, se você estiver enquadrado na categoria mencionada e expectativa de aposentadoria limitada em 01 salário mínimo não lhe incomodar, então esse registro é especial para você. 

Font Resize